Que manter seus clientes é importante, todo mundo já sabe. Mas, você sabe como implementar um programa de fidelidade? Qual a bonificação a ser oferecida? Como funciona a divulgação e manutenção desse sistema de fidelização?
Pois bem, hoje nós iremos falar justamente sobre a criação e a manutenção de uma programa de fidelidade. Nós já falamos sobre a importância de um programa de fidelidade e do porquê você precisa de um. Agora vamos aprender implementar um sistema de fidelização.
O que você precisa saber antes de começar
Para implementar a fidelização no seu negócio da beleza, seja ele salão de beleza, barbearia, clínica de estética, ou relacionados, é necessário ter alguns itens previamente definidos. Trataremos deles agora.
Conhecer o público do estabelecimento
Esse item é de grande importância para o sucesso da sua estratégia de fidelização. Isso porque ter amplo conhecimento do seu público-alvo ajuda e saber o que eles gostam. Assim, essas informações irão ajudar na definição das bonificações do programa de fidelidade.
E como isso funciona? Se o seu público prefere receber brindes, esse pode ser o primeiro premio do seu programa, já se preferem receber procedimentos, esse pode ser o seu premio. Aí você pode definir qual o procedimento, brinde ou desconto especial de cliente fiel você irá oferecer para esses clientes.
Diferenciação da concorrência
Outro item importante de ser conhecido é se sua concorrência também tem uma estratégia de fidelização. Isso porque você não quer fazer a mesma ação que seu concorrente. Dessa maneira você pode estudar como implementar um sistema de fidelização diferente e exclusivo, com vantagens únicas para o seu público-alvo.
Assim você pode se destacar pelas vantagens que você oferece ao seu cliente, tanto quando pela qualidade do serviço que você presta. É muito importante que você reflita seu padrão de atendimento e qualidade também nos itens do programa de fidelidade.
Afinal, como implementar um programa de fidelidade?
Para iniciar a sua estratégia de fidelização de clientes, é necessário que você estabeleça alguns parâmetros do seu sistema de bonificação. Isso deve ficar muito claro para você e sua equipe, e também para os clientes que irão participar.
O principio da fidelização do seu cliente é fazer com que ele se sinta satisfeito o bastante para retornar ao seu estabelecimento. Sim, isso quer dizer que ele precisa se sentir especial para você, e essa pode ser a base de desenvolvimento de todas as suas ações.
Para que isso aconteça, vale lembrar que o atendimento precisa ser impecável. Uma vez que você sabe que seu cliente se sente especial, você está pronto para estabelecer os próximos passos do seus programa de fidelização.
Decida como recompensar o seu cliente
Ao aprender como implementar um programa de fidelidade, você precisa decidir alguns detalhes. Um deles é como será a recompensa oferecida ao seu cliente, como já falamos antes. É importante que essa recompensa tenha significado para o cliente.
As possibilidades são inúmeras: podem ser descontos, serviços gratuitos, doações em nome do cliente para entidades sociais, ou mesmo brindes pequenos ou grandes. Mas lembre-se, quem sabe do valor que cada bonificação tem é seu cliente, portanto comunique-se com ele.
Tenha comunicação com seus clientes, aprenda como entender as necessidades e interesses deles, não apenas para saber como oferecer uma recompensa, mas para melhorar sua relação com a clientela.
Defina o sistema de pontuação
A base do funcionamento de um programa de fidelização é pontuar o cliente pelos serviços ou produtos que ele consome. Ao definir como implementar um programa de fidelidade, você deve escolher a forma como seus clientes irão acumular pontos.
Se o seu cliente irá receber pontos iguais por serviços diferentes. Por exemplo, qualquer procedimento que um cliente fizer em uma clínica de estética irá contar um ponto, e quando chegar a 10 pontos, o cliente ganha um procedimento pré-estabelecido de graça.
Ou se seu cliente irá receber pontuações diferentes de acordo com o quanto investir em serviços. Por exemplo, serviços mais caros valem mais pontos que os mais baratos, e quando o cliente atingir um determinado número de pontos, poderá trocar por serviços, ou mesmo por produtos.
Ou ainda se ele pode acumular pontos com outras ações, como ajudar a divulgar a sua marca nas redes socias, por exemplo, ao marcar seu Instagram em um foto após receber um serviços seu. Tudo depende de como seu cliente interage com sua empresa, e como sua organização dá conta de executar o programa de fidelidade.
Divulgue suas ações de fidelização
Agora que você já começou a elaborar o seu programa de fidelização, já tem ideias como colocar em prática as pontuações e as bonificações para os seus clientes, é preciso que você aprenda a divulgar o seu programa de fidelidade. Ou seja, de nada adianta você se esforçar para fidelizar o seu cliente, se ninguém souber das suas ações!
Dessa maneira, divulgue um convite para os seus clientes, informe que agora os clientes frequentes terão ainda mais benefícios em contratarem os serviços do seu negócio. Você pode (e deve) representar os valores da sua marca, para que seus clientes compreendam que você se importa com eles.
Crie publicações para as suas redes sociais, divulgue entre seus clientes, por mensagem. Crie um cartão para que seu cliente marque seus pontos. Isso serve como uma lembrança física e também como uma divulgação para futuros clientes.
Crie varias oportunidades para que seus clientes saibam da sua fidelização, e para que eles possam aderir ao programa, incentive-os a participar, mas sem ficar “muito em cima”. Lembre-se que é ele quem escolhe participar do seu programa.
Estabeleça as regras (e as deixe bem claras)
Você deve criar um conjunto de regras para o funcionamento do seu programa de fidelidade. Nele, você deve descrever claramente o que é e como funciona sua fidelização. Descreva nessas regras o nome do programa de fidelidade, quais ações pontuam, quanto valem os pontos, o período de validade dos pontos, como e quando resgatar os pontos acumulados.
É importante que essas regras sejam claras, e que estejam disponíveis para os clientes consultarem, sempre que acharem necessário. Isso gera confiança e alinha as expectativas dos clientes com as suas. Essa comunicação também evita possíveis reclamações, desde que ela seja clara e explicativa.
Automatize seu programa de fidelidade
Utilize uma plataforma integrada para gerenciar seu programa de fidelidade. Assim, você tem controle de todos os dados e histórico de procedimentos e compras do seu cliente. Assim, fica muito mais fácil calcular os pontos, medir o engajamento e bonificar os participantes.
Com o Sistema Belasis, por exemplo, você une todas as vantagens que um sistema integrado de gestão tem, e aplica isso ao programa de fidelidade. Dessa maneira, todas as informações, histórico, tendencias de consumo, tickets, serviços mais consumidos, frequência, etc., podem ser parte do seu programa de fidelidade.
Engajamento com o uso do sistema
Utilizando automação para sua estratégia de fidelização permite que você conheça as etapas de consumo, o tempo desde o ultimo acumulo de pontos, se existe alguma diferença de comportamento, entre outros. Assim, você pode utilizar essas informações para enviar comunicações para seus clientes, e isso pode ser feito através do sistema de gestão que você utiliza.
Assim, você criar oportunidades de engajamento usando o sistema, seja fazendo um convite, seja lembrando a expiração de pontos ou a possibilidade de utilização dos mesmos. Claro que você pode utilizar outras maneiras para manter o engajamento, como um hashtag nas redes sociais.
Hora de começar!
Agora que você já sabe como implementar um programa de fidelidade, basta que você comece a aplicar os seus conhecimentos.
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- Como saber o que o seu Público-alvo busca
- Como o agendamento online pode ajudar o seu negócio
- Como recompensar o seu cliente
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