Esmalteria: tudo sobre unhas de gel

Tudo o que você precisa saber para oferecer o serviço de aplicação e manutenção das unhas de gel, que estão em alta no momento!

O costume de manter as unhas longas e/ou pintadas é uma tradição que já atravessa séculos e a história de personagens famosos em vários países. Há quem diga que o hábito de cultivar as unhas longas e pintadas tenha surgido na China, como um sinal de nobreza. Outros, no Egito, na época de Cleópatra.

Independentemente da origem, as unhas longas e pintadas de diversas cores seguem sendo uma prática comum e bastante celebrada na nossa cultura. E o boom das esmalterias – veja aqui o que falamos sobre o futuro das esmalterias e do desenvolvimento de produtos que facilitam e modernizam a atividade de manicure e pedicure é o maior exemplo disso.

No entanto, o crescimento das unhas é um processo que varia de acordo com os hábitos de cada pessoa. Por isso algumas mulheres não conseguem manter as unhas grandes e no formato mais adequado.

Antes as unhas curtas e/ou fracas demais era um problema que afetava a autoestima das mulheres que desejavam unhas longas e fortes. Hoje existem alternativas práticas e acessíveis. Por exemplo, as unhas postiças em diversos tipos de materiais.

As unhas de gel são as mais populares no momento! E as esmalterias que oferecem o serviço de aplicação e manutenção desse tipo de unha são um diferencial no mercado.

Veja abaixo algumas informações importantes sobre as unhas de gel, que devem ser levadas em consideração antes de oferecer o serviço na sua esmalteria!

O que são unhas de gel e como são feitas?

As unhas de gel são uma cobertura de gel aplicada por cima da unha natural. Ou seja, podem ser utilizadas para manter o tamanho natural da unha ou ainda alongá-la por meio da construção de camadas por cima de moldes próprios para isso.

Todo o processo demora em média duas horas. Ele é feito através da aplicação do gel UV sobre as unhas, que precisam ficar uma determinada quantidade de tempo secando em um aparelho que emite raios UV ou luz de LED. Logo em seguida, ajuste da unha aplicada aos desejos da cliente – cor, tamanho, formato, etc.

Quem pode usar unhas de gel?

Apesar de serem mais procuradas e recomendadas para quem tem unhas quebradiças, que lascam fácil ou que roem unhas, as unhas de gel também podem ser utilizadas por quem tem unhas grandes e saudáveis!

Nesse caso, o gel é utilizado para proteger, reforçar e aumentar a durabilidade da pintura das unhas. Além de fazer pequenos reparos quando uma das unhas quebra se a cliente deseja manter todas as unhas iguais.

Qual a durabilidade e quais os cuidados necessários?

Se o serviço de aplicação foi feito com qualidade, as unhas não precisam ser renovadas até que a cliente deseje mudar alguma característica. Ou caso aconteça algum dano ao molde escolhido, o que é bastante raro.

No entanto, é recomendado que se faça manutenções a cada 3 semanas. Isso porque esse é o período que a unha natural leva para crescer. As manutenções também evitam infiltrações das unhas e proliferação de fungos.

É possível remover as unhas de gel? Se sim, como?

As unhas de gel são removíveis, mas o processo é trabalhoso e perigoso. Isso exige bastante cuidado – sendo, portanto, uma das desvantagens do uso.

A remoção consiste em, basicamente, lixar a cobertura de gel aplicada. Assim, esse processo pode enfraquecer a unha por algum tempo.

Nos salões existem algumas técnicas para remover a unha de gel sem precisar lixar, usando removedores químicos e papel alumínio. Mas mesmo assim o processo resseca bastante as cutículas e a pele do entorno das unhas. Então, posteriormente é preciso hidratar as áreas afetadas.

Quais os materiais utilizados para aplicar?

Os materiais utilizados para aplicar as unhas de gel são:  tips (para modelar a unha), primer (para evitar que a unha artificial se desprenda da natural), cleanser (para remover os excessos de gel), gel base, gel de construtor, gel finalizador. Além de lixa, cola, pincel, óleo, toalha descartável, máscara, cortador, alicate, espátula e autoclave para esterilização.

É um investimento alto, mas que poderá dar bastante retorno e prestígio ao seu salão.

Links úteis para melhorar a administração do seu salão de beleza

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

   

Milhares de empresas de todos os tamanhos – de profissionais autônomos a grandes salões – usam o software Belasis para agendar clientes, receber pagamentos e gerenciar seus negócios online.

A Belasis

© 2024 Belasis Tecnologia LTDA. Todos os direitos reservados.