No que diz respeito ao marketing de salões e barbearias, é fácil para os proprietários direcionar o foco apenas em atrair novos clientes. Mais clientes = mais receita. Essa lógica de pensamento é completamente válida, nós sabemos disso. Mas mais importante que focar na conquista de novos clientes, é fazer a retenção de clientes que existem.
Embora trazer um fluxo constante de novos clientes seja sempre importante, é igualmente importante garantir que os clientes existentes retornem e não mudem para um concorrente.
De fato, muitos proprietários de salões de beleza e barbearias descobriram que a aquisição de clientes pode ser 6 vezes mais cara do que simplesmente fazer com que os atuais retornem com mais frequência.
Além disso, os clientes que retornam gastam cerca de 67% a mais do que os novos clientes por transação.
Por isso, não é surpresa que um dos maiores fatores que determinará o sucesso a longo prazo de qualquer negócio na área da beleza, seja a retenção de clientes.
Abaixo estão três dicas simples de marketing para aumentar o número de retenção de clientes no seu negócio. E é claro, e manter a sua agenda ocupada o tempo todo.
1. Faça com que os clientes remarquem antes de sair
Marcar o próximo compromisso de um cliente enquanto ele ainda está no salão é uma das práticas mais comuns usadas pelos cabeleireiros. Mas nem sempre é fácil convencer os clientes a se comprometerem com o próximo retorno antes de eles saírem do seu empreendimento.
Para ter a maior chance de sucesso, explique ao seu cliente quando você deseja vê-lo novamente para “manter a aparência”.
Tente algo assim: “Precisarei vê-lo novamente em seis semanas ou a cor desaparecerá”. Se o cliente responder dizendo que apenas ligará quando chegar mais perto, peça para ele garantir que reserve com pelo menos três semanas de antecedência para garantir que eles possam entrar.
Mesmo que você não esteja tão ocupado, um comentário como esse às vezes pode encorajar o cliente a economizar o trabalho de lembrar de remarcar e, em vez disso, pode simplesmente reservar no local.
Você pode usar um aplicativo de agendamento online gratuito para incentivar seus clientes. Experimente o Belasis Fit.
2. Envie uma mensagem para seus clientes com as próximas vagas
Independentemente das táticas usadas para fazer com que os clientes remarquem antes de sair, sempre haverá aqueles que simplesmente não estão dispostos a se comprometer com o próximo atendimento imediatamente.
Verifique de sempre ter registrado no cadastro de todos os clientes, seus números de telefone para poder se comunicar com eles entre os compromissos.
Quando chegar mais perto do horário em que esse cliente deve voltar ao seu salão ou barbearia, envie um lembrete por SMS ou WhatsApp (com o sistema da Belasis você consegue automatizar isso).
Assim você pode alertá-lo de que é hora de voltar novamente. Considere sugerir alguns horários que possam funcionar de acordo com sua programação. Facilite para seus clientes.
3. Ofereça promoções por tempo limitado para os clientes que não voltam há algum tempo:
Outra maneira de incentivar o retorno do seu cliente ao seu negócio é oferecer para eles promoções atraentes (e irrecusáveis).
Embora você não queira descontar seu serviço para clientes que já teriam entrado e pago o preço total por conta própria, definitivamente existem algumas táticas que você pode usar para garantir que você obtenha o melhor retorno possível, por assim dizer.
Em algum momento sua agenda terá um horário vago (seja por cancelamento ou reagendamento de outro cliente, ou mesmo quando os negócios estão mais lentos).
É o melhor momento para enviar uma promoção por tempo limitado a clientes que ainda não têm um compromisso agendado.
Utilize o recurso de encaminhar SMS ou mensagens de WhatsApp para isso. Você pode escolher manualmente para quais clientes quer encaminhar essa promoção e deixar que o sistema (caso você tenha um) faça o resto de forma automática.
Envie uma promoção do tipo “bem-vindo de volta” para os clientes que não visitam você há algum tempo. Na mensagem, enfatize que sente falta dele no seu estabelecimento. Ah, e que está disposto a ofertar um desconto para que eles voltem ao seu negócio.
Mostre para os cliente não retido que você realmente se preocupa com eles e os quer por perto. Ah! Bem importante: quando conseguir com que esse cliente retorne, ofereça um serviço impecável para que a experiência dele seja completa.
Assim há mais chances de ele indique seu salão ou barbearia para os familiares e amigos.
A apresentação do seu salão ou da sua barbearia para os clientes existentes é crucial para o crescimento e manutenção de um negócio bem-sucedido.
A concorrência está literalmente ao virar da esquina, por isso, certifique-se sempre de aproveitar todas as oportunidades para aumentar a retenção de clientes no seu negócio.
Dica Extra
Automatize tudo o que for possível. Quando você faz isso, tem mais tempo para pensar em estratégias e técnicas para reconquistar aquele cliente que não voltou para seu salão ou barbearia. Além disso, existem sistemas extremamente completos que podem ajudar em questões como essa.
Como o sistema para salões de beleza e barbearias da Belasis, que além dos recursos de mensagens automáticas, ainda permite que você gerencie seu negócio de uma forma muito simples, prática e intuitiva.
Esse sistema tem um painel financeiro completo, para que você não se perca nos valores de entradas e saídas do dia, uma agenda online que permite que o próprio cliente agende seu horário através do seu site (que é feito gratuitamente dentro do sistema) e muitas outras funcionalidades.
Isso dá mais tempo para você reconquistar aqueles clientes que deixaram de frequentar seu espaço.
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Veja ainda alguns links úteis que podem auxiliar na gestão do seu negócio
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