Cuidado com algumas práticas para fidelizar clientes. Suas estratégias podem estar tendo um efeito reverso. Confira!
Os programas de fidelização são feitos e planejados para melhorar o desempenho das empresas e, com isso, aumentar o seu faturamento e a sua participação no mercado. Porém, se não forem feitas de maneira bem pensadas e estruturadas, pode ser um fracasso e gerar consequências negativas para a marca.
Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o que seu salão de beleza ou barbearia não deve fazer quando for investir em programas para fidelizar clientes. Vem com a gente!
Em relação ao cliente
Geralmente, uma empresa comete dois erros em relação ao cliente em seu planejamento de uma campanha de fidelidade: a identificação e mapeamento dos seus reais clientes e querer ter o mesmo cliente para sempre.
É preciso ter em mente que o objetivo dessas ações é fazer a próxima – ou até as 100 próximas – para o mesmo cliente. A intenção é fazer com que o cliente queira voltar, mas poucas vezes, ok? Senão a estratégia pode ficar obsoleta e cansativa.
Além disso, retomando o primeiro item, não conhecer o perfil da clientela é um erro fatal. Afinal, como o plano de fidelidade vai entregar prêmios interessantes para clientes que não são conhecidos? Pense bem nisso.
Em relação à organização da empresa
Primeira coisa: manter o cadastro dos clientes atualizado é mais do que fundamental. Não adianta ter o melhor programa, se não tem organização e formas de medir se deram certo ou não, ok?
Além disso, a falta de treinamento para equipe de vendas é um caso alarmante para empresas de todos os setores. Os vendedores são quem têm contato direto com os clientes e podem perceber padrões de consumo e vender ainda mais os seus produtos. Por isso, dê treinamentos e ofereça benefícios diferentes para cumprimento das metas dos programas específicos para fidelizar clientes.
Em relação ao programa em funcionamento para fidelizar clientes
É inadmissível um salão de beleza ou uma barbearia não dimensionar perdas e ganhos durante o funcionamento do programa de fidelidade. É dever saber o quanto – ou se – ganha ou – se – perde com essas ações. Às vezes, nem é rentável para a empresa e ela continua insistindo nisso.
Além disso, a escolha do prêmio precisa ser coerente e agradar ao cliente, senão todo o trabalho terá sido em vão e você não conseguirá fidelizar clientes antigo, e nem os novos.
Ademais, é preciso que muitos clientes participem e garantam sua adesão para garantir a continuidade dele. Assim, planeje, programe, personalize e pense no seu público se quer ter uma campanha de sucesso.
Programas de fidelidade com baixa adesão não consegue oferecer vantagens para os clientes, nem para a empresa. Sem clientes cadastrados, não há prêmios interessantes e lucro para a empresa.
Portanto, o grande segredo para um programa de fidelização de sucesso é planejamento!
Conheça o programa de fidelização da Belasis e todos os benefícios que ele pode trazer pro seu negócio. Clique aqui e teste grátis.
Links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza
Planilha grátis para controle e cadastro de clientes
Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza
Publicações relacionadas: gestão de salão de beleza e barbearia