Os salões de beleza, barbearias e todos ambientes de estética podem ter variações de público-alvo: mulheres, jovens, homens, crianças, etc. Porém, alguns atributos comuns podem auxiliar a definir uma clientela ideal para cada um deles.
Identificar o mercado-alvo é indispensável para planejar um bom negócio. Ele dará um melhor paradigma de qual forma de publicidade é mais coerente para trazer melhores resultados com menor investimentos em marketing.
Pode ser complicado saber o que seu público-alvo busca. Mas para facilitar isto e tornar a tarefa menos desgastante a quem gerencia o negócio, existem algumas plataformas no mercado com uma série de dicas disponibilizadas para esse segmento disponíveis.
Belasis
Entre eles, a ferramenta da Belasis, que fornece dicas essenciais para seu salão e barbearia. Além de fornecer assessoria em diversas outras maneiras para você melhorar seu negócio.
É possível conhecer o funcionamento do site experimentando-o gratuitamente ao acessá-lo aqui. Assim poderá verificar se os benefícios oferecidos por ele condizem com a demanda que possui no momento.
Pensando nisso, colocaremos aqui as melhores dicas para ajudar você a conhecer melhor o público do seu salão de beleza, ou barbearia. E também entender alguns métodos de tentar agradar ao que eles buscam.
Público
Gênero do público
Embora seu estabelecimento possa atender pessoas de todas os sexos, o foco pode ser direcionado para o público-alvo que for mais rentável a seu negócio, seja em serviços ou em produtos.
Esse foco direcionado pode variar entre regiões. Em geral o público feminino tende a ser o maior consumidor. Mas a parcela de público masculino vem crescendo consideravelmente na última década.
Portanto se a área que você pretende abrir, ou já tem um negócio, for mais voltada a um atendimento, tente atrair outro. Por exemplo, se existe uma considerável quantia de salões especializados em tratamento feminino, busque atrair um público masculino. Isso pode ser realizado com algum esforço extra de marketing, mas que terá rápido retorno se bem feito, porque o setor de cuidados masculinos tende a ser muito lucrativo.
É indispensável ter em mente o gênero que se pretende atender levando em consideração que seu atendimento. Produtos e serviços oferecidos estarão diretamente conectados a isso, já que as preferências e apreensões variam bastante de um para outro.
Por exemplo, a partir do gênero pode-se ter uma ideia de qual ambiente fornecer. É comum barbearias para o sexo masculino ofertarem também cervejas, mesas de bilhar, um ambiente mais contextualizado, para que seu público tenha mais atrativos.
Já em salão femininos, além de vários serviços diferenciais, é comum haver bebidas luxuosas, ambientes confortáveis e diversos tipos de entretenimento. Assim suas clientes saeam satisfeitas não só pelo serviço, mas pela experiência vivenciada.
Claro que atualmente muitas coisas são válidas a ambos. Então em um pensamento geral, tente se moldar para atender aos estilos dos clientes que lhe interessam. Assim gera-se uma fidelização, muito importante para sua rentabilidade e sucesso do negócio.
Localização do seu público-alvo
Seu público pode ser restrito ao local onde seu salão se localiza. Possivelmente ele será frequentado por pessoas de áreas próximas. A menos, é claro, que ele fique em um grande centro comercial (como shoppings e áreas centrais).
Dessa forma, saber a faixa etária de seu bairro, a renda e sua distribuição populacional pode ajudar a determinar o melhor lugar para seu salão, os produtos, serviços e os preços que ele deve ofertar aos clientes.
A localização pode influir principalmente no aspecto mais tendencioso. É comum por exemplo que em grandes capitais se tenha como moda aspectos mais ousados, enquanto o interior pode ter menor demanda disto e optar mais por um estilo mais conservador. Dessa forma, você já terá um direcionamento maior de seu campo de atuação.
Economia local
Este fator pode ter uma das maiores influências sobre seu negócio. Determinando os serviços a serem prestados e os produtos, de forma a ser coerente com o preço que se imagina lucrar.
O fator econômico também pode viabilizar com que os gostos sejam distintos. Isto não é necessariamente um viés confirmável, mas vale a pena se atentar e estudar o visual dos moradores da região para entender o que lhes é mais preterível.
Além disso, entender a renda do lugar possibilita que você saiba o nível de demanda por período. Além de saiber como concentrar sua publicidade de forma mais assertiva.
Faixa etária
É comum que o que agrada um jovem seja diferente do que agrada alguém mais experiente. Visando isso, procure fazer um levantamento dos seus clientes. Tendo uma média de idade deles você pode ter noção do tipo de investimento que melhor lhe favorecerá. Seja em produtos, serviços oferecidos, estética do salão ou atendimento.
Estilo do público-alvo
É extremamente importante, porque separa o público-alvo, às vezes de forma mais determinante que o gênero sexual. Existe quem prefira penteados conservadores, quem prefira salões especializados em tinturas diferenciadas, quem prefira penteados mais modernos, entre outros.
Para identificar o estilo do seu público, explore todos os outros itens citados e una com as informações de personalidade dos clientes, seus trabalhos, interações sociais, celebridades preferidas, etc. Dessa forma é possível ter uma boa visão do estilo que pode ser mais agradável, mantendo a individualidade dos seus fregueses.
Clientes
Com as informações destacadas acima é possível ter um aspecto geral do que seus clientes buscam seja em atendimento, ambiente, localização, serviços, produtos, entre outros.
Claro que há diversos outros fatores e formas de se chegar a preferência de atendimento de um determinado público-alvo. Como, por exemplo, fazer pesquisas entre seus clientes que envolva seus gostos, suas afinidades com o salão e o que eles poderiam propor como melhoria para alcançar a excelência.
Expectativas
É sempre difícil atender a expectativas de todos. Mas se tratando de um negócio que lida com estética é necessário buscar agradar ao máximo seus clientes com os produtos e serviços oferecidos. Quanto maior a satisfação da sua freguesia, maior a divulgação. E isso acarretará na fidelização dos já frequentadores e nas conquistas de novos clientes para o sucesso de seu negócio.
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