Você já se perguntou por que mantém produtos de linhas profissionais em seu salão? Ou por que é importante para sua empresa vender esses produtos? Existe uma resposta simples. É porque você tem uma responsabilidade em relação aos seus clientes. É um dever garantir que você disponibilize acesso aos melhores produtos que usa no seu salão de beleza, o que, por sua vez, permite que seus clientes possam cuidar de si quando saírem de suas instalações. E para manter isso funcionando é preciso que você tenha um estoque destes produtos no seu salão de beleza.
Além disso, a venda de produtos pode aumentar significativamente seus lucros – de várias maneiras. Imagine que você quer ganhar mais para o seu salão, mas está com medo ou não ainda está pronto para aumentar seus preços. Sim, você pode contratar mais funcionários e obter mais clientes para gerar mais receita, mas isso também implicaria despesas gerais adicionais. Então, de que outra maneira você pode aumentar seus resultados? Vendas de produtos que você usa no seu salão para os seus clientes.
Imagine por um segundo…
Imagine uma cabeleireira cobrando R$50 por seus serviços. Se essa cabeleireira recebe cerca de 10 clientes por dia por semana e consegue que 50% de seus clientes comprem R$15 em produtos a cada visita, você está observando um aumento significativo na fatura e nos lucros médios. Agora imagine se todos os seus profissionais começassem a incentivar seus clientes a comprar produtos. Convencido? Pense nisso: há muito dinheiro na mesa que você está perdendo!
O problema é que, se você não for cuidadoso e exceder o estoque, poderá acabar com esses lucros muito rapidamente. Então, quantos produtos para venda no seu salão de beleza é preciso estocar?
Bom, existe uma fórmula para isso!
A fórmula perfeita há alguns anos. É possível medir a sua porcentagem de velocidade de venda: uma maneira simples de avaliar quantos produtos vocÊ deveria ter no estoque do seu salão de beleza. É uma medida muito utilizada no setor de varejo, mas apenas alguns salões o praticam.
Vendas / Valor x 100
Vendas: a quantidade total de produtos de varejo vendidos por um período específico (geralmente uma semana, mas pode ser em um mês, por exemplo).
Valor: qual é a valor total de produtos que você tem no estoque do seu salão de beleza atualmente? Para calcular isso, use os preços de varejo e ignore os possíveis descontos especiais que você recebeu ao fazer o pedido do seu estoque.
Divida as vendas por valor e multiplique por 100. A fórmula fornece uma porcentagem da velocidade de venda. Você pode fazer isso para toda a sua gama de produtos para salão de beleza em estoque ou ainda medir a velocidade de venda para diferentes tipos, fabricantes ou mesmo para produtos individuais. Com essa medida, você tem uma visão geral de quais produtos vendem mais rapidamente.
Produtos do estoque no salão de beleza: o que é uma porcentagem de velocidade de vendas boa e ruim?
Uma meta geralmente boa é de cerca de 10% a cada semana .
Se estiver muito alto …
É natural que você queira bater mais do que isso. Porém, uma velocidade de venda superior a 10% pode ser uma coisa ruim. Se estiver muito alto, você pode estar vendendo produtos muito rapidamente, decepcionando alguns clientes e perdendo vendas em potencial. Se sua velocidade de venda for continuamente superior a 10%, considere estocar mais os produtos mais vendidos e oferecer alternativas.
Mas se estiver muito baixo …
Da mesma forma, se sua velocidade de venda for muito baixa, você também poderá precisar intervir. Imagine isto: você tem um produto que sua equipe adora usar internamente, mas ele não vende tão rápido quanto deveria. Nessa situação, você pode dizer à sua equipe que precisa de um motivo para manter o item na prateleira. Você precisa fazê-los entender que, se quiserem continuar oferecendo o referido produto a seus clientes, precisam vender mais.
Para fazer isso, você pode montar um treinamento focado no produto de varejo de salão específico e dar à sua equipe um incentivo para vendê-lo, por exemplo. Se nenhum de seus esforços para aumentar a velocidade de venda fizer diferença em três meses, é hora de descontinuar o produto.
Dicas de Gerenciamento de Estoque
Gerenciar os níveis de estoque dos produtos do seu salão de beleza é a parte menos interessante de gerenciar um salão. Eu sei. Mas errar é prejudicial ao seu sucesso. Comece a olhar para os produtos do seu salão, pegue os que você suspeita estarem vendendo lentamente e comece a medi-los. Não basta ter um ou dois clientes que compram um produto ocasionalmente. Se você deseja aumentar seu lucro, precisa se concentrar em produtos que serão vendidos rapidamente.
Aqui estão algumas dicas de gerenciamento de estoque padrão do setor:
- Certifique-se de saber quais são seus níveis de estoque e para onde está indo. Não deixe vendas fracas se esconderem em produtos que estão sendo usados intensamente internamente.
- Invista em um sistema de gerenciamento de salão quando puder. Esse sistema pode ajudá-lo a gerenciar seu estoque com eficiência e ajudar os membros da equipe a monitorar o desempenho do varejo.
- Use a abordagem FIFO – primeiro a entrar, primeiro a sair- (no inglês first in, first out) ao exibir e vender estoque. Você deve vender produtos na ordem cronológica em que foram comprados. Isso ajudará a garantir que você esteja vendendo produtos em boas condições e sem danos.
- Faça uma auditoria regular de estoque. Isso significa contar manualmente o material que você tem em mãos e observar qualquer variação do que você deveria estar carregando. As auditorias garantirão que você não esteja perdendo dinheiro com produtos “ausentes” no seu salão.
- Promova boas relações com seus fornecedores . Isso ajudará você a se adaptar rapidamente às mudanças nas tendências de vendas. Quando você tem um bom relacionamento com seu fornecedor, eles estarão mais dispostos a negociar com você. Por exemplo, as marcas menores costumam ser mais flexíveis na quantidade mínima de pedido, assim você não precisa ter tanto estoque de salão de beleza.
Uma solução simples
O Sistema para Salão de Beleza da Belasis oferece um melhor controle do seu estoque. Isso porque você pode, além de cadastrar seus produtos, inserir informações sobre os fornecedores e acompanhar como está seu estoque de produtos contabilizando inclusive a quantia que está sendo utilizada dele em cada serviço que você presta.
Tornando o seu controle muito mais simples e direto. Para experimentar essa (e as tantas outras) funcionalidades deste sistema, grátis por sete dias clique aqui.
Obrigado pela leitura!
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