Google Meu Negócio é uma ferramenta muito interessante para destacar sua empresa na internet. Se você acabou de inaugurar um salão de beleza, vale a pena conhecer melhor essa proposta – e aprender a cadastrar passo a passo.
Todo mundo quer aparecer na primeira página do Google. O buscador é o mais famoso do mundo, usado por milhões de pessoas. E quanto mais gente conhece seu empreendimento, aumenta a chance de novos clientes e lucratividade.
Então, saiba tudo sobre a plataforma e aproveite todas as suas funções.
O que é Google Meu Negócio?
Conforme o próprio nome indica, trata-se de uma ferramenta para o gerenciamento de empresas que desejam ser listadas nas pesquisas. A partir de um cadastro, seu estabelecimento estará entre as opções buscadas pelos internautas, por isso é importante preenchê-lo com o máximo de detalhes, para que a relevância aumente.
O sistema funciona principalmente na área em que está instalado. Assim, os consumidores locais podem encontrar seu salão de beleza como uma das opções mais próximas de sua casa. Conhecendo melhor a empresa, contatam via Google ou telefone, fazem uma visita e se tornam potenciais clientes.
A finalidade do Google Meu Negócio é ajudar as pessoas a encontrarem a sua empresa. Por isso, o cadastro deve ser bem detalhado, com informações como:
- Nome da empresa – comercial ou fantasia
- Endereço completo com número e um ponto de referência
- Telefone
- Horário de funcionamento
- Formas de pagamento
- Site da empresa
- Links para redes sociais
- Atalhos para agendamento online
Todos os dados são relevantes, pois uma ficha completa ajuda na indexação pelo Google. Além disso, as pessoas interessadas encontrarão diversas formas de entrar em contato com sua empresa.
Se acharem conveniente, enviam mensagens com perguntas e dúvidas, que podem ser prontamente respondidas por seu profissional de social media ou por você mesmo. Essa é uma ótima forma de atrair mais clientes para um salão de beleza.
Quais as vantagens do Google Meu Negócio?
São muitos benefícios ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. A principal delas: é uma ferramenta totalmente gratuita! Você não precisa pagar nada para usá-la, basta seguir os passos.
Além disso, destacamos outras vantagens:
Maior exposição local
A exposição de sua empresa vai melhorar bastante, sobretudo em buscas locais. Caso o seu salão esteja localizado no bairro de Moema, em São Paulo, todos que fizerem essa pesquisa personalizada poderão encontrá-lo.
Com um perfil completo e otimizado, as pessoas tiram todas as suas dúvidas na própria plataforma. Sendo assim, não hesite em preencher todas as informações, principalmente de contato.
Apoio ao marketing
O cadastro no Google Meu Negócio fortalece o marketing de seu salão de beleza. Trata-se de uma maneira prática e acessível de destacar a sua empresa no buscador. Em paralelo, vale fazer outros investimentos, mas sempre priorizando e integrando essa ferramenta com as demais. Com certeza você ficará feliz com os resultados.
Marketing de busca
Essencial para o marketing digital, essa estratégia visa criar mecanismos para que o cliente encontre a sua empresa facilmente. O Google é o buscador principal e você deve usar ao máximo suas ferramentas gratuitas, para fortalecer o posicionamento da marca no mercado, gerar tráfego natural e aumentar a relevância de seus conteúdos.
Tráfego orgânico
Um dos grandes objetivos do Google Meu Negócio é garantir que o tráfego seja totalmente orgânico, por isso funciona como um sistema de buscas locais.
Ao encontrar o seu salão próximo de sua casa, provavelmente o cliente dará prioridade, ainda mais se encontra tudo aquilo o que precisa – serviços, qualidade, boa estrutura, enfim.
Comunicação prática e direta
O Google Meu Negócio se baseia em uma comunicação direta aos internautas, para que eles tenham acesso a todas as informações das empresas fazendo uma busca simples.
Desde que encontrem o telefone, o endereço, o e-mail e as redes sociais, eles se sentirão encorajados a conhecer melhor o seu salão de beleza, ir até o local e se tornar um potencial consumidor.
Por isso, o gerenciamento de sua conta na plataforma é muito importante, sobretudo para manter os dados sempre atualizados. Você mesmo pode fazer ou escalar um profissional para cuidar dessa parte – geralmente do setor de marketing, comunicação ou mídias.
Cadastro no Google Meu Negócio: passo a passo
Para ajudar você, preparamos um tutorial passo a passo para cadastrar seu salão de beleza no Google Meu Negócio.
- Primeiramente, acesse a página oficial do Google Meu Negócio;
- Clique em Gerenciar Agora;
- Se você já tiver uma conta Google, faça login e digite o nome de sua empresa;
- Para quem não tem cadastro, crie gratuitamente;
- Digite todas as informações solicitadas: nome, categoria, endereço, área de cobertura, site, enfim;
- Coloque os serviços prestados pela empresa;
- Selecione dias e horários de funcionamento;
- Capriche na descrição dos serviços;
- Adicione imagens reais da empresa, que destaquem toda a fachada e o interior;
- Enfim, a página de seu salão de beleza está criada.
Esse é um guia básico para você incluir seu estabelecimento na plataforma. Vale destacar que é possível explorar toda a ferramenta para deixar o perfil mais completo ainda. É bem simples, prático e intuitivo!
Se achar conveniente, assista vídeos e faça cursos voltados a esse tema e a todo o marketing digital em si. Lembre-se que é uma ótima tendência para o seu negócio, por isso vale muito a pena investir.
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Boa sorte e até mais!