A famosa bio do Instagram é a descrição que podemos colocar junto ao nosso perfil. Depois da foto de perfil, essa é a área mais importante para atrair a atenção de um possível cliente. Nela podemos utilizar até 150 caracteres.
Uma bio bem otimizada aumenta o engajamento na sua conta do instagram, assim como vai facilitar que as pessoas se interessem pelo seu serviço, gerando mais oportunidades.
A ideia é que nesse espaço, você deixe claro o que é o seu negócio e qual seu diferencial. Confira abaixo os elementos essenciais para ter uma bio de sucesso.
O que uma bio do Instagram precisa ter e qual seu objetivo
Resumir seu negócio em poucas linhas é uma tarefa difícil, por isso vamos reunir os principais elementos que sua bio precisa ter, assim a criação do texto se torna muito mais fácil.
O principal objetivo das suas redes sociais é atrair clientes, então, você precisa entender o que chama a atenção deles.
Um belo corte de cabelo está relacionado à vaidade pessoal, conectando também a confiança e auto afirmação. Utilize essas emoções para ter ideias no momento de criar seus textos, lembre que seu objetivo inicial é gerar desejo.
Abaixo estão alguns elementos que destacam uma boa bio.
Localização e Informações de Atendimento
Você pode destacar sua localização e até incluir em uma das linhas os horários ou os dias de atendimento, caso seja relevante para sua empresa.
Credibilidade
Se sua barbearia já conquistou prêmios, trabalhou com clientes famosos ou possui um profissional renomado, mencione esses fatores a seu favor de forma simples em seu perfil.
Posicionamento
Caso sua empresa tenha um perfil de cliente ideal, é nesse momento que ele saberá que está no lugar certo. Se você ainda não tem uma persona (cliente ideal) bem definida, vale a pena estudar seu público e entender “quem mais compra de você”. De forma simplificada, seu cliente ideal se resume a quem é seu principal público: são homens, mulheres, jovens? Eles costumam se preocupar muito com a aparência?
Seu posicionamento é a sua comunicação com seu público alvo. Veja alguns exemplos de como conversar com seu público em 1 linha:
- “Você merece algo além do básico”; -> Nossos cortes são diferenciados; fazemos cortes mais complexos.
- “Seja o que você quiser”; -> Remete a diversidade; onde todos são bem-vindos.
- “Sua aparência é seu cartão de visita”. -> Você se preocupa com sua aparência?! Nós sabemos disso!
CTA
CTA significa Call To Action, em portugues quer dizer chamada para ação. É um convite para que seu possível cliente realmente se torne seu cliente. Você mostra para a pessoa interessada qual é o próximo passo.
É importante que o CTA fique na 3° linha da bio, pois, por padrão, o instagram só mostra as 3 primeiras linhas da bio, ou seja, a 3° linha será a última. Caso o usuário queira ler o restante da descrição, ele pode clicar em “ler mais”.
Logo abaixo da bio, vem o link do perfil, é nesse espaço que o usuário pode clicar. Normalmente os CTAs da bio são um convite para clicar nesse link. Uma boa ideia é utilizar o emoji “” no final para dar ainda mais visibilidade ao link.
Então, queremos deixar tudo que é mais importante nas 3 primeiras linhas para que não passe despercebido pelo possível cliente.
Estrutura da bio do Instagram na prática
Utilize frases rápidas e simples para que caibam em 1 linha. O ideal é que cada linha contenha uma informação relevante. A depender da “personalidade” da sua empresa, vale a pena utilizar ícones antes da frase de cada linha. Confira com este exemplo:
Seg a Sáb até às 20h | Vila Madalena -> Informações de atendimento e localização
1° Lugar no Prêmio de Cortes de 2022 -> Credibilidade
Fazendo a cabeça dos boleiros -> Posicionamento
Agende seu horário agora mesmo -> CTA
Link do perfil -> aparecerá por padrão do instagram
Endereço -> aparecerá por padrão do instagram
Estes elementos são artifícios que vão facilitar a criação da sua bio. Não é necessário que contenha todas as informações que lhe mostramos, te fornecemos um leque de opções para que você escolha quais combinam mais com a personalidade da sua empresa.
O que colocar como Link do Perfil
Tão importante quanto seu Instagram é o como o seu cliente vai entrar em contato com a sua empresa. Ele fará um agendamento? Falará com alguém no WhatsApp?
Uma ótima solução para sua barbearia é trabalhar com agendamentos online. Seu cliente consegue visualizar quando você estará disponível e automaticamente registrar seu interesse em seu serviço.
Dessa maneira, torna-se fácil enviar lembretes do agendamento, assim como possibilita a criação de um programa de fidelidade, aumentando a relação da sua empresa com seu público. É muito mais fácil vender novamente para um cliente do que converter um desconhecido.
Atraia mais pessoas pro seu Perfil
Se o seu perfil já está bem estruturado, contendo os elementos que citamos neste artigo. Então, esse é o momento de trazer pessoas para seu perfil. Confira nossas 5 melhores estratégias para iniciar o marketing de uma barbearia.
Caso precise de ajuda para executar ou elaborar sua estratégia, saiba que o nosso sistema já ajudou diversas barbearias pelo Brasil. Ele foi desenhado especificamente para atender as necessidades das barbearias e de seus clientes, e certamente também pode te ajudar a ter mais lucro.
Símbolo R de Registro de Marca
Algumas marcas possuem o símbolo ®, o R circulado significa que a marca é registrada, e portanto, cópias e imitações são proibidas por lei. Se sua marca é registrada, vale a pena utilizar o ® ️ para trazer ainda mais credibilidade ao seu nome.
Lembre-se, somente com o registro de marca é possível remover um perfil do Instagram que utilize sua marca. Se você não tem o registro, você está sujeito a esse risco. Isso ocorre, pois, ao registrar, o nome se torna exclusivamente seu, impedindo que outros imitem ou copiem sua marca.
Este artigo foi escrito em parceria com a equipe da Fortano Marcas e Patentes.