O custo de ser proprietário de um salão de beleza ou barbearia aumentou muito no último ano. Você provavelmente já deve ter pensado muito em aumentar seus preços, mas como comunicar aos clientes desse aumento, de uma maneira tranquila e sem afastá-los?
Neste artigo, vamos compartilhar as boas práticas que você deve ter para o aumento de preço no salão, de uma forma segura, respeitosa e justa para que seus clientes não se sintam prejudicados e sequer pensem em trocar de salão de beleza. Além do trabalho impecável que você realiza, estas dicas vão lhe auxiliar a fazer a transição com delicadeza e respeito aos clientes. Confira!
Por que devo aumentar os preços do salão?
Antes de mergulharmos neste guia de boas práticas para o aumento de preço no salão de beleza, é importante você entender qual a verdadeira importância em aumentar o valor dos seus serviços.
Assim como o reajuste do valor de um produto ou serviço é comum em qualquer nicho de negócio, para empreendedores da área da beleza não é diferente. Afinal, a economia sofre anualmente alterações no índice de inflação e juros, além do aumento do custo dos produtos e custos de envio, por exemplo.
O aumento de preço no salão é necessário para manter um bom negócio, inclusive pode ser a solução para aumentar a rentabilidade dele, muitos proprietários inclusive, cometem o erro de pensar que os clientes vão deixar de frequentar o estabelecimento se os preços forem aumentados. Porém, a grande sacada é saber como lidar com o reajuste sem gerar uma percepção negativa para os seus clientes.
Além de procurarem um atendimento, é natural que os clientes busquem novos estabelecimentos que mantenham sistemas mais inovadores. E é nesse momento que entra a importância de aumentar o valor dos serviços fornecidos pelo seu salão de beleza.
Mas como devo comunicar meus clientes do aumento de preço no salão, sem perdê-los?
Seus clientes estão sempre à procura de valor. Eles querem um serviço que os faça sentir bem e que lhes dê um bom resultado. Como proprietário de um salão, é importante que você ofereça valor aos seus clientes em todas as interações.
É importante oferecer uma experiência única e memorável aos clientes, invista nos detalhes, como oferecer pequenas atenções, como bebidas, doces, lanches e revistas. Estes pequenos gestos tornam a experiência do cliente mais agradável e criam um ambiente acolhedor e aconchegante.
Além disso, ter funcionários bem treinados e qualificados, que realizam um atendimento com educação e têm uma boa comunicação, é importante para garantir que eles se sintam à vontade e se divirtam com o serviço. Atender seu público com qualidade e oferecer um serviço superior ao de seus concorrentes, são pontos importantes que são sempre considerados pelos clientes.
Compartilhar com sua rede os produtos que utiliza é importante, afinal, investir em produtos de qualidade e alta performance, são fatores extremamente relevantes no momento de agendar um serviço de beleza, assim como utilização de novas tecnologias e equipamentos mais modernos, tudo isso proporciona a seus clientes uma experiência de cuidado realmente memorável.
Por fim, também há o fato de que aumentar o preço dos serviços pode atrair um cliente mais exigente e de maior poder aquisitivo. Com isso, você pode obter novos clientes e expandir sua base de clientes.
Confira abaixo, algumas dicas para comunicar o aumento de preço no salão:
- Informe aos seus clientes com antecedência
A primeira dica para avisar o cliente sobre aumento de preço é fazer isso com antecedência, dando tempo a ele para se preparar para esse aumento. Dessa forma você evita que ele tenha alguma resistência ou insatisfação. Por isso, dê aos seus clientes um prazo razoável para efetivar o aumento de preço no salão.
- Torne os benefícios evidentes
Outra forma de deixar esta transição de valor, mais tranquila é evidenciando aos seus clientes quais os benefícios que ele ganha, mesmo diante desse aumento de preço no salão.
Investir em produtos de maior qualidade, aumentar o espaço físico e adquirir equipamentos mais modernos e trazer mais tecnologia através de sistemas de autoatendimento, são melhorias constantes e necessárias. Desta forma, o aumento nos valores não será recebido como algo injustificável e sim como um benefício constante, para o seu próprio benefício.
- Seja estratégico
Sabemos que em tempo de crise quando a “corda estoura” os clientes priorizam os gastos nos produtos essenciais. Portanto, escolha aumentar o preço dos serviços em períodos mais flexíveis, quando há maior circulação de dinheiro no mercado, o que acaba incentivando o consumo.
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