Criar uma estratégia de marketing para esmalteria é uma necessidade, e disso você já sabe, certo? Mas como fazer isso? O que é adequado ou não para o seu negócio? Como começar? Se você também tem essas dúvidas, esse texto é para você! Veja a seguir o que preparamos para responder a todas essas questões.
Lembre-se que contando com a facilidade de uma Sistema de Gestão para Esmalteria, é muito mais fácil de aplicar e manter boas estratégias funcionando. Vamos falar mais sobre eles no decorrer do texto.
Para começar
Para começar a pensar em criar uma estratégia de marketing para esmalteria, precisamos ter alguns pontos claros. É importante que você saiba como isso pode ajudar seu negócio a crescer, e o que você irá precisa de constância na execução.
O marketing pode ser definido como um conjunto de ações que visam aumentar a lucratividade de um estabelecimento, utilizando dos meios disponíveis para atingir os objetivos estabelecidos. Assim, se você quer aumentar a rentabilidade da sua esmalteria, podemos usar uma estratégia que aumente o número de clientes, ou então que aumente o ticket médio consumido, ou ainda, ambos.
Tudo isso vai depender a sua estrutura, do seu volume de clientes, do seu tempo disponível, entre outros. Vamos falar sobre essas variáveis mais adiante, no texto. Além de que é necessário conhecer seu público e sua concorrência. Parece muita coisa, não é? Mas assim que você começar, não vai mais querer parar de fazer, tamanho os resultados!
Reunindo as informações
Essa parte da elaboração de uma estratégia de marketing para esmalteria é muito importante: aqui vamos coletar informações sobre a realidade do seu negócio, e como fazer para melhorar as coisas. Assim, é importante que você conheça muito bem seu negócio, tenha noção do seu tamanho e da sua vontade de crescer.
É preciso ser realista na hora de estabelecer metas de crescimento para o seu negócio. Isso porque estabelecer uma meta impossível vai gerar decepção e desanimo, e você não quer isso para você e sua equipe, certo? Seja fiel a sua identidade e se desafie a ir mais além, mas com os pés no chão.
Conheça seu público-alvo. Isso é importante, já que eles é que são os consumidores dos seus serviços. Saiba o que eles gostam, como eles consomem conteúdo na internet, quais os horários deles. Assim, você terá assunto para conservar, e material para criar comunicações que seja realmente importantes para o seu público.
E por fim, quando pensar em criar uma estratégia de marketing não esqueça de pesquisar e conhecer a concorrência do seu negócio. Você não quer fazer as mesmas coisas que eles, ou melhor, não exatamente do mesmo jeito. Aprenda como eles fazem o marketing deles, e faça ainda melhor. Saiba como eles comunicam e aproveite para ganhar vantagem, explorando a diferença de comunicação.
E como criar uma estratégia de marketing para esmalteria, afinal?
Finalmente, chegamos a resposta de ouro! Ao criar sua estratégia, você precisa observar os itens que falamos anteriormente, e elaborar com base nesse conhecimento, ações continuas e melhorias que farão seu negócio crescer. Vamos lá!
Redes sociais
Ter um perfil comercial no Instagram é essencial quando falamos de marketing. Você tem uma ótima ferramenta de divulgação da sua esmalteria. No seu perfil, você pode divulgar as fotos do seu trabalho, como uma vitrine. Além de poder interagir com as clientes, e isso é muito importante.
Mantenha a constância nas publicações, e pense no que suas clientes gostam de ver. Assim, você terá uma excelente vitrine, mostrando o melhor do seu trabalho. Além de poder vender seus serviço por ali.
Fidelize as clientes
Exatamente! É muito mais barato manter uma cliente recorrente que conquistar novas. Isso não quer dizer que você não deva ter ações visando aumentar o seu número de clientes. Porém, é bom que você tenha uma ação que busque fidelizar a sua clientela. Nós escrevemos um conteúdo dedicado a esse assunto, você pode acessá-lo aqui: Como implementar um programa de fidelidade no seu negócio da beleza.
Tenha um sistema de gestão
Como um sistema de gestão pode ajudar no marketing, você deve estar pensando. Mas é isso mesmo. Um sistema desse tipo pode te ajudar a melhorar a lucratividade do seu negócio. Entre outras coisas, ele reúne informações sobre os seus clientes, o consumo médio deles, e a frequência. Isso permite que você se adiante aos passos da sua clientela e ofereça pacotes personalizados, por exemplo.
Ou então, pode te ajudar a acelerar o tempo de retorno, oferecer agendamento online, oferecer descontos por fidelidade, mensagens prontas, lembretes de agendamento. Enfim, as possibilidades são quase infinitas. Aqui você pode testar um sistema completo de gestão para esmalteria.
Outros materiais que podem ser interessantes para o marketing do seu negócio podem ser acessados aqui!
Materiais de gestão podem ser acessados neste link. E neste link aqui, temos mais materiais para Esmalterias.
E ai, bora montar uma estratégia de marketing pra sua esmalteria?
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