Em um salão de beleza não se pode esquecer de ter um destaque no recrutamento de bons profissionais em sua equipe no salão de beleza.
No entanto, os proprietários de salões tendem a se concentrar em suas propostas de serviços prestados para conseguir novos clientes.
Por isso, selecionamos 13 diretrizes importantes que todo administrador de salão tem que conhecer e avaliar o quanto vale a pena aplicar em seu estabelecimento.
Confira agora mesmo!
1 – Ter um diferencial entre os seus funcionários
Nem todo o sucesso que você tem acontece por causa das vantagens que você oferece em seu estabelecimento.
Existem salões que permitem que suas equipes trabalhem conforme seus conhecimentos e técnicas, como “o coração manda”, sem se intrometerem nesse quesito e nem instigarem a competição entre os colaboradores.
O diferencial está aí, na construção de relacionamentos saudáveis e prósperos uns com os outros.
Ou seja, é sobre se importar genuinamente com cada um.
Logo, é importante deixar que tenham individualidade e liberdade de trabalho, e querer ver o time ter sucesso.
Um bom proprietário ou gerente está lá mostrar que os profissionais devem somar, e não competir uns com os outros.
2 – Fornecer oportunidades de crescimento dentro do salão de beleza
O primeiro passo para garantir a fidelidade da sua equipe é o reconhecimento.
O segundo passo é sentar e analisar como você pode fornecer uma escala de crescimento profissional dentro de seu salão de beleza.
Alguns chamam esse método de sistema de níveis, mas pode ter um nome personalizado para o seu estabelecimento.
Não há regras, e sim, a sua visão de acordo com a sua realidade.
3 – Seja um grande líder
Grandes salões têm grandes líderes.
Conhecer e compartilhar sua visão, missão e valores são fundamentais se você quer que seu salão seja aquele onde todos querem trabalhar.
Grandes líderes mostram aos outros como serem grandes profissionais também.
Isso significa que eles ajudam seus colegas a crescer, estimulam o desenvolvimento, fazem as perguntas certas e fazem o trabalho junto com toda a equipe.
Para ser um grande líder, você tem que investir na educação dos colaboradores, se mostrar como um bom ouvinte quando os funcionários precisarem de alguém para sugerir ou reclamar de algo com o qual estão insatisfeitos, mostrar que você se importa com o bem-estar individual de sua equipe.
A responsabilidade do líder é levar sua equipe a níveis mais altos de excelência.
Será seu desafio ganhar confiança e o apoio de seus funcionários para compartilhar suas metas e visão para o seu negócio.
Sempre conduza pelo exemplo.
Lembrando que grandes líderes podem ser encontrados em todos os salões e não necessariamente têm o título de gerente.
4 – Mantenha a estabilidade da equipe
Se não se combater a rotatividade de pessoal, nenhum salão de beleza ou equipe irá crescer.
Naturalmente, seus outros membros da equipe questionarão sua segurança no emprego e suas qualidades de liderança se a rotatividade for um problema constante.
5 – Trabalhe duro para manter sua equipe ocupada
Depois que sua equipe comprovar que entende seu sistema de controle de qualidade, trabalhe duro para fornecer a eles um fluxo de novos clientes.
Certifique-se de monitorar seu desempenho, bem como suas referências e taxas de reclamações e elogios dos clientes.
6 – Manter um ambiente de salão profissional e positivo
Onde todos estão felizes se trabalha mais e melhor.
Tenha muito cuidado em suas práticas de contratação.
Quando você adicionar um novo membro à sua equipe, verifique se ele será compatível com seus outros funcionários.
7 – Tutoriais
Reserve um tempo para buscar feedback de sua equipe em reuniões particulares.
Isso permite que eles saibam que você valoriza as idéias e o trabalho deles.
Faça-os sentir que são todos membros valiosos da sua equipe.
Deixe que seus colaboradores saibam que sua porta está sempre aberta se precisarem de ajuda e suporte.
8 – Uma caixa de sugestões
Peça sugestões à sua equipe sobre como o salão pode se aperfeiçoar em todos os sentidos e recompense a pessoa que ofereceu a melhor sugestão.
9 – Mostre que você está organizado
Uma parte importante da liderança é mostrar à sua equipe que você está organizado, medindo todos os aspectos do desempenho do salão.
Mostre que você faz uma boa gestão no seu salão de beleza e consegue administrar tudo.
Ofereça ferramentas modernas para a sua equipe trabalhar.
Um programa para salão de beleza traz benefícios para o salão e para a e equipe também.
O sistema para salão de beleza da Belasis, por exemplo, tem diversos recursos e colabora muito com o crescimento e sucesso do seu negócio.
10 – Educação
Invista no maior potencial de lucro do seu salão de beleza educando sua equipe.
Seu desafio é ajudar seus cabeleireiros e outros do quadro de funcionários do estabelecimento a construir auto-estima e autoconfiança em si mesmos e em suas habilidades profissionais.
É recomendável que você trabalhe duro para ajudar sua equipe a se tornar bem sucedida.
Pois se você lhes mostrar como dobrar e triplicar sua renda, você duplicará e triplicará seus lucros.
Então, sempre apresente informações em termos do benefício para eles, não para você.
11 – Trate cada funcionário com dignidade e respeito
Crie uma atmosfera de confiança, não uma atmosfera de medo.
Sempre trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.
12 – Voluntariar juntos
Voluntariar-se e encontrar caminhos para retribuir à comunidade um bem comum é um ótimo exemplo de atividades de formação de equipes que melhoram a moral junto ao seu quadro de colaboradores e, ao mesmo tempo, fortalecem a marca do seu salão.
O voluntariado constrói camaradagem e ajuda sua equipe a trabalhar em conjunto por uma causa compartilhada.
A energia positiva certamente irá transbordar para o seu local de trabalho.
13 – Almoços em grupo
Levar a equipe para almoçar é uma das atividades de formação de equipes mais comuns que existe.
É sempre bom ter momentos com seus funcionários fora do salão de vez em quando.
Além disso, todo mundo adora provar um pouco de uma comida diferente em meio à confraternização.
Tente agendar um dia por mês para tratar sua equipe para uma boa refeição em um restaurante próximo.
É ótimo para descontrair e para acompanhar o que todo mundo está fazendo fora de suas vidas profissionais.
Ah, considere revezar-se em deixar cada colaborador escolher um lugar para comer.
Dessa forma, você evita ficar repetindo o mesmo restaurante todos os meses.
Muitos gerentes vêem esse tipo de atividade como uma despesa desnecessária.
No entanto, os benefícios para a moral de sua equipe valem muito mais do que o que você paga por uma refeição.
Seguindo as diretrizes acima, você poderá criar uma equipe de profissionais que prosperam no trabalho em conjunto e no crescimento individual, aumentando o desempenho e a produtividade do salão.
Sem dúvidas isso irá elevar a sua equipe a um nível ainda mais alto de desempenho e excelência.
Enfim, os grandes salões têm culturas prósperas, oportunidades de crescimento, liderança incrível e sua marca é fabulosamente representada perante a comunidade em que atuam.
A coisa mais importante sobre ser aquele grande salão onde todos querem trabalhar é ser autêntico, transparente e um lugar onde as pessoas se sintam amadas.
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