Todos sabemos que um cliente satisfeito se torna um cliente recorrente. Mas, como proceder para aconselhar um cliente sem ser impositivo e, principalmente, dialogar sem esquecer de observar? Uma das chaves para o profissional é manter e explorar com eficiência as informações de cadastro do cliente! Porque atualmente, para manter e melhorar suas posições, é essencial um conhecimento perfeito de seus clientes.
70% é a média de clientes que se sentem ansiosos quando entram em salão pela primeira vez. E, um estudo descobriu que a maioria das mulheres foi ao cabeleireiro mais por necessidade do que por prazer. O primeiro ponto de insatisfação? O cliente não se sente ouvido, o que geralmente o leva a ficar insatisfeito com o resultado.
Mas, no entanto, os cabeleireiros não sabem disso. A primeira qualidade é ouvir. “Ouvir não é apenas ouvir o que a outra pessoa está dizendo. É aceitar o que ela nos diz”, essa é a frase usada por Patrice Martin, um professor da área da beleza e chefe da empresa EPlus. E ouvir, ao contrário do que acreditamos, não é inato. E acredite, funciona todos os dias.
A força do diagnóstico
Uma das maneiras de desenvolver um diagnóstico é focar na escuta. Isso então se torna quase automático no dia e a dia e ter um questionários que possa ficar registrado no cadastro do cliente facilita todo o processo. É uma questão de profissionalizar a escuta para se posicionar como especialista. Ainda é necessário dedicar um lugar específico para fazer esse diagnóstico, para que seu cliente não se sinta desconfortável.
É preciso pensar no convívio e na proximidade com o cliente, criando um local íntimo, permitindo uma troca de informações de maneira leve, mas também usando as ferramentas de comunicação atuais. Você pode utilizar, por exemplo, um tablet, que é um ótimo suporte digital para levar ajudar você a conduzir a conversa e esclarecer quais as expectativas do seu cliente e as suas expectativas .
A força do cadastro do cliente
Não importa se a sua lista de clientes tem dados adicionais mais ou menos detalhados, ter um arquivo com informações do cliente é um ativo importante. Mas se fizermos perguntas como: quantos clientes você tem no total? Qual é a taxa de não comparecimento da clientela? Você sabe que porcentagem de clientes vai ao seu salão ao menos uma vez por mês? Percebemos que o cliente ainda é em grande parte uma espécie pouco conhecida, e as informações sobre eles, um território em processo de exploração. A menos que você tenha o sistema Belasis. Sua particularidade? A possibilidade de criar um questionário completo para absorver o maior número de informações possíveis sobre os clientes, também chamado de anamnese.
Dados do cliente: melhor do que uma bola de cristal!
É preciso entender que a exploração de um arquivo possibilita ter uma visão prospectiva da atividade do seu salão de beleza ou barbearia. Você sabia que uma evolução idêntica da rotatividade de um ano para o outro pode mascarar realidades muito diferentes? De fato, um aumento no crescimento da receita com um número decrescente de clientes é um mau sinal. Isso significa que o número de clientes está encolhendo e novos profissionais podem não ser uma boa alternativa. Ter acesso a esses dados também ajuda a saber qual profissional perde mais clientes. Por outro lado, um alto número de visitas levanta a questão da contratação.
Outra possibilidade é calcular atendimento por faixa etária.
Cabeleireiros, como empresas, vivem na maior parte, no ritmo do mercado. E, em tempos de crise econômica, se nenhuma ação for implementada no nível do arquivo de prospecção, isso poderá levar rapidamente à falência. E, se os cabeleireiros criaram, na maioria das vezes, um cadastro de cliente, muitos estão deixando de atualizá-lo. Mas você deve saber que um arquivo perde 25% do seu valor por ano, se não for atualizado regularmente.
O gerente de um salão deve estar em contato permanente com sua base de clientes. E quando se trata de atualizar esse arquivo para atrair uma clientela mais jovem, são necessárias ações direcionadas ao cabeleireiro. De fato, muitos deles são missões essenciais a serem realizadas durante o ano.
Cadastro do cliente, o que exatamente inclui?
Em primeiro lugar, é muito difícil de realizar ações efetivas de fidelidade, por exemplo, sem ter todos os detalhes, especificidade de cada cliente: nome, endereço, número de celular, data de nascimento. O cabeleireiro também observará o motivo da chegada da pessoa (proximidade, serviços, redes sociais, indicações (de quem?), informações sobre a natureza do cabelo e do couro cabeludo, fazendo várias perguntas sobre:
- a frequência de xampus e outros tratamentos,
- o uso do secador de cabelo,
- a prática de um ou mais esportes como a piscina, por exemplo,
- alergias a produtos cosméticos.
O que também é interessante manter no histórico de cada cliente:
- suas compras de produtos de revenda ou não,
- suas últimas visitas (com data, quantidade do cartão, nome do profissional.)
- Recomenda-se incluir algumas observações sobre as propostas feitas.
Nota: O sistema Belasis armazena automaticamente todos os dados históricos de compra de cada cliente.
Não se trata apenas de “cuidar do cliente”, mas de mostrar que temos um diálogo real com ele. Assim, quando um profissional sair do seu salão, por exemplo, envie um pequeno SMS para seus clientes para avisá-los e também apresentar quem irá substituí-lo.
Ações relevantes e direcionadas
No mesmo espírito, não deixe de perguntar à pessoa sua opinião sobre o xampu ou os cuidados adquiridos durante a última visita. Quando os laços são criados, por que não anotar algumas coisas mais pessoais no cadastro para propor ações mais direcionadas? O número e a idade dos filhos, sua profissão ou a do marido, seus gostos … Isso permite reativar instantaneamente a conversa e realizar ações de recrutamento com outros membros da família, por exemplo.
O diálogo é bom, mas um conhecimento profundo de sua clientela permite muitas outras missões, ainda mais diretamente relacionadas à atividade comercial.
O sistema da Belasis tem módulos e funções específicas para registrar dados importantes do seu cliente, como o cadastro, que é mais genérico ou o módulo de anamnese, que permite agrupar uma gama de informações extremamente relevantes sobre ele.
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