Entenda a importância e como funciona a Contabilidade para Clínica de Estética neste artigo. Veja também como facilitar toda essa burocracia!
Quem sonha em ter uma clínica, precisa conhecer algumas questões que envolvem a contabilidade para clínica de estética, já que elas são fundamentais para a empresa funcionar de maneira correta, conforme a legislação vigente.
Então, antes mesmo de contratar os melhores profissionais, o primeiro passo é aprender como administrar seu negócio para ele alcançar o tão sonhado sucesso e atuar como referência no mercado.
Além das estratégias de marketing para clínicas de estética, é necessário realizar uma gestão contábil para sua empresa.
Qual a importância da contabilidade para clínica de estética?
A contabilidade é um trabalho importante para clínicas de estética, uma vez que, por meio dela se realiza um trabalho estratégico que garante uma gestão eficiente para proporcionar o crescimento do negócio.
Assim, a gestão contábil para clínica de estética serve para orientar, conforme os parâmetros legais, uma séria de obrigações relacionadas a todas as empresas, como:
- Abertura e regularização do negócio;
- Emissão de documentos importantes;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Transmissão de obrigações fiscais;
- Análise de enquadramento tributário;
- Administração de fluxo de caixa.
Isto é, com o apoio de uma contabilidade especializada, a empresa apresenta o andamento correto de suas atividades e mantém em dia suas obrigações fiscais. Assim, evita problemas com a justiça e otimiza o funcionamento da clínica.
O que eu preciso para abrir uma clínica de estética?
Em primeiro lugar, para abrir um negócio você precisará escolher qual o melhor regime tributário para sua empresa. Por isso, ao contar com uma empresa especializada como a Belasis, você reduz a burocracia, além de evitar erros e pagamento abusivos de impostos.
Afinal, a empresa é especializada em contabilidades do segmento da beleza e entende todas as necessidades do seu negócio. Deste modo, a Belasis trabalha para que a sua clínica seja legalizada da maneira correta.
Afinal, para abrir um CNPJ, existem alguns passos, veja quais:
- Escolha do Tipo de Empresa;
- Definição do Tipo Societário com as informações da empresa e de todos os sócios;
- Escolha do melhor Regime Tributário;
- Elaboração de um Contrato Social;
- Obtenção de alvará de funcionamento;
- Inscrição Estadual ou Municipal.
Quanto de imposto paga uma clínica?
Entender e realizar o pagamento mensal dos impostos que fazem parte do regime tributário do país é outra questão que faz parte da contabilidade de uma clínica de estética. Em geral, o empreendedor pode ficar confuso no início e, caso escolha a modalidade errada, poderá pagar mais impostos do que deve.
Portanto, um planejamento tributário aliado a uma empresa qualificada de contabilidade pode amenizar o impacto tributário sem se tornar ilegal. Por isso, realize uma análise cuidadosa para entender em qual modalidade sua clínica se enquadra, conforme os regimes existentes, sendo:
- Simples Nacional: se trata do pequeno e médio empreendedor que fatura no máximo R$360 mil por ano ou R4,8 milhões se tratando de empresas de pequeno porte. Em geral, é a modalidade mais econômica;
- Lucro Real: obrigatória para empresas que faturam mais de R$78 milhões por ano. Neste caso, os tributos incidem sobre o lucro real faturado;
- Lucro Presumido: nesta modalidade, os tributos incidem sobre um lucro estimado, ou seja, a média nacional por atividade, definida por uma tabela governamental.
Vale lembrar que, ao contar com o auxílio de uma gestão contábil para clínica de estética, como a Belasis, você diminui a burocracia com esses cálculos. A empresa saberá qual a modalidade mais vantajosa para sua clínica, diminuindo custos desnecessários.
Uma clínica de estética pode usar a Lei do Salão Parceiro?
Depende, já que para isso, é preciso estar em conformidade com as regras e cumprir todos os pré-requisitos para enquadrar o estabelecimento.
Isto se refere também à regularização dos profissionais parceiros. Afinal, a relação de parceria só pode ocorrer com profissionais ativos e regulares perante os órgãos públicos competentes.
Assim, eles atuam como MEI ou como Microempresa no Simples Nacional. Porém, isso depende do faturamento de cada profissional e de outras especificações individuais que precisam ser analisadas.
Por meio da Lei do Salão Parceiro, a clínica de estética recebe o pagamento dos serviços prestados dentro do seu espaço, realiza o rateio para os profissionais e assim, o que é repassado, não será somado em seu faturamento, reduzindo os valores de impostos.
Como realizar a contabilidade de uma clínica de estética?
A melhor maneira de realizar a contabilidade de sua clínica de estética é contando com o apoio de uma empresa especializada, como a Belasis. Isso porque a empresa irá te ajudar com todos os procedimentos necessários.
Assim, sua clínica de estética ficará em dia com suas obrigações e livre de problemas fiscais. Além da consultoria fiscal, a Belasis ainda cuida de toda a questão financeira e trabalhista de sua empresa.
Com serviços de contabilidade para clínicas de estética, a Belasis estrutura e formata seu negócio para alcançar o sucesso. Desta forma, você não perde tempo com toda essa burocracia e permite quem entende do segmento realizar todo o processo da melhor maneira.
Vale lembrar que a Belasis é especialista na área da estética e oferece serviços que abrange desde a Lei do Salão Parceiro até a regularização dos colaboradores que trabalham dentro dos espaços, como esteticistas, terapeutas, biomédicos, entre outros.
Além disso, a empresa entrega mais do que guias e relatórios mensais, pois atua de forma consultiva visando levar sua empresa na direção do sucesso.
Então, entre em contato com a Belasis, para saber mais sobre a gestão contábil de clínica de estética e torne sua vida mais fácil e descomplicada, mantendo sua empresa livre de irregularidades fiscais.