O coronavírus mudou totalmente a rotina de quem trabalha na área da beleza. Alguns estados brasileiros ainda mantém o isolamento total sem abertura de comércios, outros estão mais flexíveis e já liberaram alguns setores para voltar às atividades.
Independente de qual seja a sua situação, ficar parado não é uma opção. Por isso, uma das possibilidades durante a quarentena ou a baixa movimentação de clientes, é buscar por mais conhecimento para aplicar no seu salão ou barbearia quando isso tudo passar.
Preparamos algumas sugestões do que você pode fazer nesse período.
Trabalhe nos negócios
Utilize esse tempo de isolamento contra o coronavírus como uma oportunidade de trabalhar o negócio, já que não pode trabalhar nele. Veja no que você pode focar seus esforços:
- Ajustando as políticas e procedimentos, para treinar a equipe enquanto não seja possível trabalhar com os clientes.
- Implementar sistemas para garantir que os negócios sejam executados da maneira mais tranquila possível, agora e depois da reabertura. Uma dica é o sistema da Belasis, que tem agendamento online e permite configurar o tempo entre um atendimento e outro.
- Examinando atentamente os processos atuais para avaliar se o que você já faz é a melhor maneira de fazê-lo ou se pode melhorar o serviço que oferece.
Agende reuniões diárias com sua equipe
Sua equipe pode não estar presente fisicamente, mas porque não fazer reuniões online para, por exemplo, ajudá-los em projetos ou concluir um treinamento a distância? Essa pode ser uma forma de ajudar quem trabalha contigo para que não entrem em uma rotina que possa desmotivá-los. Portanto, tenha conversas em equipe que não se concentrem apenas no trabalho. As atividades populares para reuniões sociais virtuais incluem aulas de culinária, bebidas de sexta-feira ou até jogos e testes. Então, seja criativo e divirta-se!
Aprendendo continuamente
O aprendizado contínuo é realmente importante! Busque por cursos ou workshops online, seja na área da beleza ou fora dela. Você pode aprender mais sobre gestão, marketing e até mesmo sobre outros tipos de processos, para pôr em prática o que já mencionamos no tópico anterior. Dessa forma, quando já estivermos livres do coronavírus, vocês estará em uma posição ainda melhor do que onde estava antes!
Manter contato com os clientes
Apesar de estar com as portas fechadas ou fluxo reduzido de cliente por conta da pandemia do coronavírus – COVID-19, é preciso lembrar que tudo isso vai passar e que seus clientes vão retornar ao seu negócio. Mas, é preciso estar atento e não deixá-los de lado neste momento delicado, afinal, estando em casa eles estão passando muito mais tempo conectados. Veja algumas dicas de como você utilizar esse fato ao seu favor e ainda manter clientes fiéis para quando tudo voltar ao normal.
1. Tutoriais
O que você faz quando deseja aprender algo novo? Você encontra um tutorial para ele no Youtube ou Instagram, certo? Mostre suas habilidades e seja criativo em casa filmando seus próprios tutoriais. Pode parecer bobagem, mas todos podemos pensar em um cliente que pode ter dificuldades com algo simples como lavar o cabelo em casa ou ainda um cliente que gostaria de aprender a modelar ou enrolar o próprio cabelo.
Tire o máximo proveito do seu tempo em casa, filmando um pequeno tutorial para dar aos seus clientes algo para aprender, além de mostrar sua personalidade! Existem alguns perfis no instagram que estão fazendo isso e podem servir de inspiração, caso não saiba como fazer isso. O salão neozelandês (da Nova Zelândia) Iron and Ivy tem várias dicas no seu IGTV do Instagram (em inglês) e que você pode reproduzir para seus clientes
Outra ferramenta que está em alta e você também pode usar, é o aplicativo TikTok para criar vídeos divertidos ou o InShot para criar vídeos mais informativos. Se você está sem ideias, use os stories do Instagram para perguntar aos seus clientes o que eles gostariam de aprender! Isso não apenas os mantém engajados com a sua marca e fornece ideias, mas também mostra que você está realmente interessado nos comentários deles e cria esse espírito de comunidade.
2. Testes
Os stories do Instagram também estão cheios de pequenos recursos interessantes, mas você sabia que também pode fazer um teste? O mesmo salão que publica as dicas no IGTV fez um teste com dez perguntas de múltipla escolha usando o recurso “Teste” nos Stories. A ideia disso, é elaborar um pequeno questionário com algumas perguntas sobre o seu negócio, sua marca ou sua equipe. Os clientes que acertam todas as perguntas ganham um serviço ou produto grátis para utilizar no seu estabelecimento.
Por ser divertido e tudo dentro do aplicativo IG, existe a possibilidade de gerar um grande envolvimento e também conquistar novos clientes em potencial. Pense em algumas perguntas interessantes sobre o seu salão ou equipe, faça um teste e veja qual é o seu engajamento. Você pode se surpreender com o quanto as pessoas adoram um jogo rápido, agora que têm tanto tempo em suas mãos!
4. Mensagens de texto
Mantenha-se conectado instantaneamente enviando uma mensagem de texto ou WhatsApp para seus clientes – lembre-se de que o texto deve ser curto, além disso, selecione os clientes para quem vai encaminhar as mensagens, não apenas envie spam a todos. Essas mensagens são importantes para informar os clientes que tiveram horário agendados quando seu negócio abrirá novamente.
5. Instagram e Facebook
Aproveite ao máximo tudo o que essas plataformas sociais têm a oferecer. A maior parte do seu público pode estar no Instagram ou no Facebook, por isso atualize e compartilhe frequentemente nos stories e no feed. Os clientes adoram assistir nossas histórias para ter atualizações diárias sobre sua equipe, dicas, memes engraçados ou notícias do salão – você pode ser tão criativo quanto quiser, mas lembre-se de manter-se positivo! Estes são tempos sem precedentes para todos e seus clientes procurarem você para que pareçam e se sintam bem; portanto, mantenha-o com o pensamento positivo e compartilhe essa personalidade vencedora!
Isso não vai durar para sempre
Lembre-se disso todos os dias. Estamos sim, passando um momento difícil, mas você não pode abaixar a cabeça. Coloque as coisas em ordem, teste novas possibilidade e não esqueça dos seus clientes fiéis. Essas são pequenas coisas que vão ajudar a manter sua cabeça no lugar, contornar a situação e dar a volta por cima quando tudo voltar ao normal. #JuntosContraOCoronavírus