Atualmente, é sempre importante ficarmos atentos às possibilidades que o mercado nos permite para alavancar nosso empreendimento. Para que você não fique de fora, aproveite o Dia dos Namorados e promova seu salão de beleza ou barbearia.
Afinal, o Dia dos Namorados é o momento ideal para colocar o seu negócio no topo dos mais procurados como serviços nesta data tão especial. Portanto, aproveite a oportunidade para conquistar mais clientes e fidelizar os antigos.
Para ter sucesso em suas ações, use a criatividade e alie suas ideias com boas práticas. No entanto, sabemos que é um desafio pensar e cuidar de um empreendimento sozinho. Por isso, decidimos te ajudar com este post. A seguir, você encontrará boas dicas de sucesso para aumentar seus lucros no Dia dos Namorados. Confira!
Compre e ganhe
Uma campanha do estilo compre e ganhe deve incluir todos os clientes, até mesmo os que não estão namorando. Assim, todos participam e ainda podem se presentear neste momento.
Afinal, grande parte das mulheres se preocupam com o visual, independente da faixa etária e esta promoção oferece um serviço motivacional. Veja um exemplo dessa campanha nesse contexto: “Compre 100 reais em serviços no salão e ganhe de brinde uma hidratação capilar”.
Vale lembrar de calcular seu fluxo de caixa e adicionar serviços estratégicos, evitando prejuízos financeiros. Bem como aproveitar o momento para usar produtos com grande estoque.
Fidelize seus melhores clientes
Segundo Philip Kotler, fidelizar um cliente custa 7 vezes menos que conseguir um novo. Além disso, existem muitos estudos que comprovam que o cliente fiel compra mais e de maneira recorrente.
Isso quer dizer que a fidelidade é um fator fundamental para evitar prejuízos e gerar mais lucros. Isso porque, é a retenção de clientes que recupera o dinheiro investido na etapa de aquisição.
Por isso, aproveite o Dia dos Namorados para fidelizar seus melhores clientes. Uma boa prática para isso, é aproveitar o momento e presentear aqueles clientes que gastaram em média 300 reais nos últimos dois meses, por exemplo.
Então, se você tiver uma barbearia, aproveite o momento para presentear seu cliente com um corte ou uma barba bem feita. Caso você tenha um salão, verifique seu estoque e utilize de maneira inteligente para presentear suas melhores clientes.
No dia dos namorados o casal ganha um brinde
De fato, no Dia dos Namorados, o salão de beleza ou a barbearia se encontra mais movimentada. E você deve aproveitar esta situação para lançar uma campanha do tipo: “Leve seu parceiro (a) e ganhe um brinde!”
Sem sombra de dúvidas, a namorada levará o seu namorado para ganhar um brinde. Até porque o homem corta o cabelo todos os meses. Então, você poderá ganhar um novo cliente nesta estratégica.
No entanto, se o seu estabelecimento atende somente um dos gêneros, aproveite a data e realize parcerias de negócios com outros segmentos de beleza que proporcione vantagens para ambos.
Ou seja, se você tem um salão de beleza para mulheres, faça parceria com uma barbearia exclusiva de homens ou vice e versa.
Crie combos especiais para comemorar a data
Montar combos promocionais em datas comemorativas sempre funciona para atrair novos clientes e reconquistar os antigos. Além disso, a estratégia é bastante simples. Como muitas pessoas ficam indecisas em qual presente comprar para a data, facilite a escolha, com sugestões de combos promocionais, por exemplo:
- Combo Dia de Rainha: escova + depilação + massagem + manicure + pedicure;
- Combo Dia de Rei: barba completa + limpeza de pele + sobrancelha + corte;
- Pacote Princesinha: maquiagem + escova + manicure.
- Pacote Meu Príncipe: barba + cabelo.
Vale usar a criatividade para que seus combos ofereçam uma dose de romantismo e se diferenciam de outros pacotes feitos para outras datas. Além disso, busque agregar valor a este momento, adicionando rosas, bombons, chaveiros, enfim, o que julgar pertinente.
Invista em produtos diferenciados em sua barbearia ou salão de beleza
Aproveite o momento para testar novos serviços ou produtos e verifique o que pode agradar ainda mais sua clientela. Que tal criar uma linha para esta data especial em seu salão?
Já pensou em vender perfumes, cestas de beleza ou kits promocionais durante a data? Afinal, seu cliente chega na barbearia e além de sair de barba e cabelo pronto ainda leva o presente da namorada. Você evita que ele gaste tempo à procura de um presente, andando em várias lojas.
Existem barbearias que servem drinks ou cervejas e, em datas comemorativas, criam um cardápio especial para cada ocasião. Assim, ao notar qual marca de cerveja mais agradou, pode adicioná-la no cardápio oficial.
Ofereça cortes da moda
Nada mais interessante aos olhos do cliente do que um salão que esteja sempre atualizado. Sem contar que o cliente deseja demonstrar o melhor para seu parceiro neste dia especial. Portanto, aproveite o momento e sugira uma mudança de look conforme a tendência no mercado.
Mudar é um fator que cativa muito as pessoas, principalmente em datas especiais. Por isso, tenha sempre em mãos revistas, sites ou portfólio que sirvam de inspiração para as pessoas se atualizarem e escolherem um modelo diferente do que já estão acostumadas.
Dessa forma, você estará surpreendendo seus clientes e eles ficarão admirados ao sair do salão, afinal, quem não quer ser notado?
Foque em serviços para casais
Embora essa tática seja muito usada em clínicas de estética e spas, você ainda pode oferecer alguns serviços criando uma campanha que incentiva casais a vivenciarem um momento diferente, se arrumando juntos.
Contudo, essa estratégia só é válida se o seu empreendimento atender ambos os gêneros. Caso contrário, invistam em parcerias locais. Neste caso, você pode oferecer pacotes promocionais para os dois, como massagens relaxantes, esfoliação, limpeza de pele, manicure, entre outros.
Além disso, prepare o ambiente para a data e realize seus procedimentos com um toque de romantismo. Portanto, capriche na música, no ambiente, espalhe pétalas de rosa e proporcione uma experiência mágica aos seus clientes.
Possibilite o agendamento online no Dia dos Namorados (e em todos os outros)
Muitas vezes, o cliente quer presentear a pessoa amada ou mesmo marcar um horário para si, mas não tem tempo para ligar para seu salão ou barbearia, Essa situação pode ser facilmente contornada com um sistema de agendamento online.
Com um sistema, o próprio cliente escolhe qual o melhor dia e horário para ir até o salão. Além disso, com uma agenda online você ode especificar todas as informação de sua promoção antes mesmo do cliente chegar ao seu empreendimento.
A Belasis é um sistema totalmente online especializado em segmentos da beleza, como salões de beleza e barbearias, onde, além do agendamento, existem funcionalidades que ajudam você a administrar melhor o seu negócio. Faça um teste gratuito e inove em seu estabelecimento!