Há muito o que pensar (e planejar) ao iniciar seu próprio salão de beleza ou barbearia. Envolve muito trabalho e planejamento, mas também é extremamente gratificante e muito divertido. Por isso, reunimos dicas para ajudar você a começar seu salão de beleza ou barbearia.
Esta postagem do blog abrange:
- O plano de negócios
- Finanças e orçamento
- Tipo de negócios
- Escolhendo pessoal
- Escolhendo um nome comercial
- Serviços, preços e produtos
- Lidando com a concorrência
- Clientes
- Marketing
Aqui estão 9 coisas que você precisa considerar ao pensar em iniciar um negócio.
1. Plano de Negócios
Primeiramente, você precisa de um plano de negócios. É inútil tentar montar um salão ou barbearia sem gastar tempo com o planejamento. Você precisará de um plano de início, depois para o primeiro ano, os três primeiros e os cinco primeiros. Seu plano de negócios precisa ser completo e deve ser revisado anualmente. Um plano de negócios é essencial principalmente se você precisa pegar dinheiro emprestado para começar seu negócio, mas também é um ótimo lembrete de seus objetivos e do quanto você alcançou até agora.
Crie um plano de negócios e cumpra-o, dessa forma, você pode fazer o acompanhamento de estoques, comissões e outras despesas, com uma visão clara do caminho que você deve seguir, além disso, um plano de negócios pode evitar que seu negócio passe por dificuldades financeiras.
Uma das coisas mais importantes a ser considerada na hora de elaborar o seu primeiro plano, é a localização do seu empreendimento. Isto é, ela é essencial e deve ser relevante para o seu modelo de negócios. Nas principais localizações, as despesas gerais são elevadas, portanto, você deve ter uma visão realista do que deseja alcançar. A localização é tão importante quanto a estrutura física. Alguns fatores importantes precisam ser observados, incluindo:
- Há concorrentes na área.
- Se há vagas de estacionamento.
- Existe rota de transporte.
2. Finanças e orçamento
Você precisa de um empréstimo para o seu novo salão ou barbearia? Se sim, como você pagará de volta? A nossa dica para isso é: em primeiro lugar, certifique-se de conhecer os termos do empréstimo e quais serão seus pagamentos de juros.
Que equipamento você já possui? O que você precisa comprar? Antes de tudo, é necessário considerar os custos de qualquer equipamento ao compilar uma previsão de fluxo de caixa .
Abra uma conta bancária específica para isso, assim você não corre o risco de misturar suas finanças pessoais com as do seu negócio – a maioria dos bancos oferece serviços bancários gratuitos por determinado período de tempo, mas descubra quais serão as cobranças quando o período gratuito terminar.
Primeiramente, considere quais tipos de pagamento você receberá (dinheiro, cartões de débito, cartões de crédito?) e como fará o registro das suas transações. Ter um sistema de gestão que ofereça esse controle desde o início é uma das formas de manter a saúde financeira do seu empreendimento em dia.
Você deve ainda registrar seu negócio formalmente nos órgão competentes nos primeiros meses de negociação. Aliás, considere contratar um contador – eles podem ser inestimáveis. Registre seu caixa todos os dias, seja para receitas ou despesas diárias, para ter um registro preciso das receitas e despesas.
Aqui voltamos na ideia de ter um sistema de gestão que possibilite visualizar todos os valores diários, seja de despesa ou de receita, como o da Belasis, por exemplo. E lembre de guardar todos os seus recibos.
3. Tipo de empresa
Você será um único comerciante, sociedade limitada ou parceria?
É fácil estabelecer-se como um único comerciante, mas você será pessoalmente responsável por suas dívidas comerciais.
Se você administra uma empresa limitada, suas finanças pessoais permanecerão separadas.
Se você deseja estabelecer negócios com outras pessoas, uma parceria é a maneira mais simples de fazer isso.
4. Escolha da equipe do salão
Ao escolher sua equipe, certifique-se de empregar pessoas com ideias semelhantes com as quais possa construir uma sólida relação de trabalho. Você pode começar pequeno e montar sua equipe à medida que o salão cresce organicamente, por exemplo.
Descubra como recrutar a equipe certa .
5. Nomeando seu salão ou barbearia
Qual será o nome da sua empresa? Ao escolher um nome para o seu salão ou barbearia, antes de mais nada, garanta que nenhuma outra empresa já tenha adotado o nome. Você pode fazer isso muito rapidamente no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI
É uma boa ideia tornar o nome da sua empresa peculiar e memorável. Um nome que comece com uma das primeiras letras do alfabeto significa que ele será listado nos diretórios. No entanto, isso não fará nenhuma diferença na sua classificação no Google.
Nós temos algumas dicas de nomes para:
6. Serviços, preços e produtos
Que serviços seu salão ou barbearia oferecerá? Você se especializará para fazer com que seu negócio se destaque da multidão? Ou você oferecerá uma ampla gama de serviços, tratamentos e produtos?
Como você vai precificar seus serviços? Confira seus concorrentes para ver quais serviços eles estão oferecendo e colete listas de preços de salões ou barbearias locais. Em princípio, será melhor oferecer preços semelhantes. Mas sempre verifique se você não está cortando suas margens de lucro. Você deve saber qual é o custo para poder definir preços que serão rentáveis.
Quais produtos você vai usar? Você vai investir em marcas conhecidas caras ou começar com produtos de boa qualidade dos atacadistas? Você vai estocar itens de varejo ou prestar apenas serviços? O varejo pode aumentar sua rotatividade, mas desde que você tenha uma gestão eficiente do seu estoque, pois é necessário comprar ações antecipadamente.
Aliás, temos uma planilha de cálculo de custo de serviço gratuita para você baixar, é só clicar aqui.
7. Concorrentes
Quem é a sua concorrência? É muito importante ter consciência comercial. Certifique-se de conhecer os serviços, produtos, promoções, ofertas, novos tratamentos e técnicas de seus concorrentes. Além disso, mantenha-se atualizado com as novas tendências do setor de beleza, cabelos ou barbearia. Dica importante: verifique se você possui um “ponto de venda exclusivo” que diferencia seu salão ou barbearia dos seus concorrentes. Aliás, seu ponto de venda deve fazer parte do seu plano de negócios.
8. Clientes do seu salão ou barbearia
Quem serão seus clientes? Você está apontando para um determinado mercado ou faixa etária? Somente clientes locais ou mais longe? Você quer uma base de clientes mais jovem? Alunos? Uma base de clientes mais madura? Ou seja, lembre que definir o seu público alvo é fundamental para a organização do seu estabelecimento e das suas ações de marketing.
9. Marketing
Como você vai atrair clientes? Onde você anunciará? Jornais, folhetos, revistas locais, mídias sociais? Verifique se você tem um plano de marketing para os primeiros 12 meses e revise-o para o ano seguinte para ver o que funcionou e o que não funcionou. Certamente publicidade e marketing eficazes são vitais para ajudar a criar a imagem de sua marca e a conscientização de seus negócios.
Procure atingir seu público-alvo com diferentes formas de publicidade e mídia social, para que você crie o máximo de conhecimento e as pessoas comecem a reconhecer seu nome. Podem ser jornais, folhetos, Facebook e Instagram, bem como ter um site próprio para divulgar os resultados dos seus serviços e disponibilizar agendamento online para seus clientes. É importante ter um site útil, atraente e fácil de usar.
Crie um logotipo impressionante para ajudar a criar sua marca com cores e fontes distintas. A experiência que você oferece a seus clientes depois que eles entram pela porta também é uma parte essencial da sua marca exclusiva.
Dicas extras para seu salão de beleza ou barbearia
- Por que não organizar uma festa de abertura para outras empresas locais, por exemplo – esta é uma ótima oportunidade para você e sua equipe se socializarem e criarem relações comerciais mutuamente benéficas.
- Participe de uma instituição de caridade local e participe de eventos para arrecadação de fundos. Essa é uma ótima maneira de gerar publicidade local na imprensa e no rádio.
- Utilize o sistema de gestão para salões de beleza e barbearia Belasis. Nele você pode registrar tudo que acontece no seu estabelecimento, desde o agendamento de horários, até cadastros de clientes e relatórios que mostrem como anda seu negócio em todos os sentidos. EXPERIMENTE GRÁTIS todas as funcionalidades deste sistema clicando aqui.
Depois que você seguir essas dicas, acredite: seu salão de beleza ou barbearia será um sucesso!
Aliás, você já conhece os recursos do Aplicativo da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:
Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos
Recursos específicos da agenda você encontra aqui.
Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.
Para fazer promoções, divulgar serviços e enviar campanhas, conheça nossos recursos para marketing.
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