Você está planejando abrir uma barbearia? Então já é possível ter uma visão de como será sua empresa. Você vai querer ir adiante e abrir sua loja o mais rápido possível. Mas, se ir muito rápido, vai descobrir que perdeu muitos pequenos detalhes. E acredite, isso pode prejudicar seus negócios no futuro.
Pequenas empresas como a sua enfrentam muitos riscos e cerca de metade não sobrevive além dos primeiros cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae. Continue lendo para saber como abrir uma barbearia que seja bem-sucedida por muitos anos.
1. Crie um plano de negócios para ‘Abrir uma barbearia’
Se você tem uma ideia para uma barbearia, o primeiro passo é criar um plano de negócios. Isso será essencial para você por várias razões. A primeira é a obrigação de analisar todos os detalhes do seu negócio, desde as despesas mensais até a receita projetada, por exemplo.
A segunda razão é que, se você planeja procurar um empréstimo ou outro tipo de financiamento, os credores exigirão que você tenha um plano de negócios.
Um plano de negócios serve como seu roteiro quando você inicia sua empresa. Aqui estão os componentes do plano de negócios que você precisa abordar:
- O Tipo de Negócio
- Estrutura Legal (Autônomo, MEI, Sociedade Limitada – LTDA ou Sociedade Anônima – S/A)
- Público e mercado-alvo
- Pesquisa Competitiva
- Despesas de Inicialização
- Despesas operacionais
- Lucros e perdas projetados
- Estratégia de marketing
Há muito o que escrever e pesquisar. Você pode até ficar tentado a encobrir alguns itens. Mas, quanto maior a profundidade do seu plano de negócios, maior a probabilidade de você obter financiamento. Você também entenderá seu mercado por dentro e por fora. Isso o ajudará a tomar decisões estratégicas no caminho.
2. Configure um sistema de gestão ao abrir sua barbearia
Independentemente de você administrar a barbearia por conta própria ou ter funcionários, você deve garantir que tudo corra bem. A melhor maneira de fazer isso, é ter um sistema configurado desde o início. Você deve considerar as várias etapas a serem seguidas ao trabalhar com os clientes. Por exemplo, como eles vão agendar os seus horários? Como você vai enviar lembretes de agendamentos? Como os pagamentos serão processados? Você precisa ter uma solução que, além de auxiliar no gerenciamento de clientes, por exemplo, possa lidar com todas essas tarefas.
Comece bem suas operações de barbearia e elimine suas dores de cabeça com uma solução de gestão completa. Ou seja, que integre todas as funções que uma barbearia moderna precisa para gerenciar funcionários, agradar clientes, acompanhar estoque, comercializar seus produtos e serviços e ainda analisar e relatar seu desempenho.
3. Conheça seus pontos fortes e fracos
Seu plano de negócios também deve incluir uma análise SWOT. Isso significa seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
Iniciar um negócio é um empreendimento arriscado, mesmo se você tiver tudo no lugar. Depois de abrir as portas, você descobrirá que existem muitas coisas que não pode controlar. Situações ruins podem acontecer, o que também pode gerar um impacto negativo nos seus negócios.
Compreender os riscos e oportunidades antes de abrir uma barbearia o ajudará a estar preparado para enfrentar esses desafios, por exemplo. Além disso é preciso tirar proveito de todas as oportunidades que surgirem no caminho.
Pontos fortes e fracos são sobre o que está acontecendo dentro de sua barbearia, ou seja, são coisas que você pode controlar.
O ponto forte é que você já possui uma lista de clientes com experiência profissional anterior, certo? Um ponto fraco é que esta é a primeira vez que você administra um negócio.
Já as oportunidades e ameaças lidam com fatores externos, como a economia e o aumento da concorrência, por exemplo.
4. Examine novamente seus números financeiros
Os empresários são otimistas por natureza, é verdade. Por isso, quando você redigiu seu plano de negócios e suas finanças, provavelmente escreveu o que espera ganhar e gastar nos primeiros dois anos.
Há uma boa chance de você ser otimista demais em suas projeções. Seja incrivelmente realista em em relação às suas receita. Se você acha que superestimou sua receita e não cumpre essas projeções, certamente terá problemas financeiros.
Você também deseja aumentar suas projeções de inicialização, certo? Então quer ter certeza de que possui um fundo de contingência, para o caso de as coisas custarem muito mais do que você projeta. Isso também lhe dará uma garantia financeira, caso demore mais para atrair mais clientes.
5. Abra uma barbearia em uma boa localização
A localização da sua empresa determinará grande parte do seu sucesso. Você quer ter certeza de que está em uma boa área, acessível e com muito estacionamento, não é mesmo?
Então, antes de assinar o contrato de aluguel do espaço, por exemplo, você precisa saber quais licenças comerciais serão necessárias para operar na área. Você também deve se inscrever no seguro comercial para proteger seus equipamentos e bens.
6. Use estratégias inteligentes de marketing
Existem várias maneiras de comercializar seus negócios. No começo, é possível que você deseje investir fortemente em marketing digital, além dos métodos de marketing tradicionais. Ambos trabalharão para divulgar seu nome na comunidade local.
Aqui está outra maneira de trabalharem juntos. Quando você usa marketing tradicional, como networking ou patrocínio de eventos da comunidade, as pessoas começaram a pesquisar por sua barbearia online.
Se você puder ser encontrado com facilidade, é mais provável que um cliente em potencial agende um horário. Por isso é importante investir em mídias sociais e otimização de mecanismos de pesquisa. Eles demoram um pouco para ganhar impulso, então você precisa ser paciente.
7. Ofereça sempre uma excelente experiência
Aliás, é muito mais fácil e barato manter sua clientela atual do que conquistar novos clientes. Os clientes têm grandes expectativas e você deseja atendê-las desde o início, certo?
Você não pode permitir que as pessoas façam críticas negativas, ou ainda contem aos amigos sobre uma experiência ruim no seu estabelecimento. Seu trabalho é garantir que todos os seus clientes fiquem tão entusiasmados que façam apenas elogios da sua barbearia.
Abra uma barbearia lucrativa desde o início
É uma grande decisão iniciar um negócio e abrir uma barbearia. Há muitas coisas que você precisa considerar antes de abrir suas portas. É importante ter um plano de negócios sólido, projeções financeiras realistas e oferecer sempre uma excelente experiência do cliente.
A experiência do cliente depende dos sistemas que você possui. Sabemos que você quer garantir que tudo corra bem, desde lembretes de compromissos até processamento de pagamentos. Quer simplificar o processo? Então dê uma olhada em nossas soluções de software para barbearias agora mesmo!
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