Agendamentos duplicados, compromissos perdidos, conflitos de agendamento. Esses são sinais que você precisa de uma agenda online para seu salão de beleza (urgente!)
Na indústria da beleza, os relacionamentos com clientes são cruciais para manter seu negócio funcionando bem.
Muitas vezes, os clientes lembram-se dos detalhes minuciosos da experiência, em vez da totalidade do serviço em si.
E esses pequenos detalhes influenciam na decisão de ficar com o salão ou de procurar o concorrente.
Então, como os proprietários de salões podem evitar que problemas como esse aconteçam e criem a melhor experiência para o cliente?
Confira agora mesmo!
Comece com compromissos organizados
A organização é a chave para o sucesso do seu salão e o agendamento é o coração dessa organização.
Então, você deve pensar nos diferentes tipos de situações que criam conflitos de agendamento, como:
- Agendar um compromisso para uma data ou hora errada;
- Atendimentos levando mais tempo do que o esperado;
- Pessoas se atrasando ou decidindo ir no momento em que querem;
- Não comparecimento e, conseqüentemente, prejuízo.
Estes são riscos comuns que os agendamentos convencionais trazem e que você precisa aprender a atenuar no dia a dia do seu salão.
Aqui estão algumas maneiras de criar um cronograma eficiente que não só mantém você organizado, mas também eleva as expectativas de sucesso do seu estabelecimento.
Use uma plataforma de agendamento com serviços integrados
A medida que seu salão de beleza começa a expandir, marcar e gerenciar agendamentos manualmente pode se tornar quase impossível.
Para acompanhar o crescimento de seu salão, você precisa de uma ferramenta que possa gerenciar compromissos em grande escala e configurar as solicitações online de seus clientes.
Aqui estão algumas das características que você deve procurar em um programa para salão de beleza eficaz nos agendamentos:
- Os clientes podem reservar na agenda online do salão de beleza e não precisam mais esperar que ele abra para ligar e marcar um horário. Como os clientes agendam compromissos online? Ele acessa o calendário do seu salão no site ou aplicativo e reserva um horário usando o sistema de agendamento a qualquer momento. Então se os clientes precisarem agendar vários serviços de salão de beleza, poderão escolher facilmente o que querem.
- A plataforma é configurada com seu calendário. O agendamento online é sincronizado diretamente com sua agenda e mostra sua disponibilidade para os clientes. Isso evita reservas duplas ou erros ao marcar um horário. Esse recurso permite que seus funcionários sejam mais flexíveis com sua programação. Além de poupar seu tempo, mantê-lo organizado e criar uma experiência conveniente para seus funcionários e clientes.
- Você é notificado de novos compromissos. Uma vez que um novo compromisso é reservado, seu salão é notificado. Você pode aceitar ou rejeitar o compromisso, assim você ainda tem controle total sobre o seu calendário.
- A plataforma de agendamento pode ser acessada em qualquer lugar, então o cliente pode acessar seu aplicativo de agendamento online. E você pode administrar sua empresa em dispositivos móveis, em uma área de trabalho ou em qualquer outro dispositivo compatível.
Revise a sua agenda online todas as manhãs
Se você está desfrutando de uma xícara de café em casa ou se dirigindo para o trabalho, reserve um tempo para rever sua agenda todas as manhãs para melhor prevenir quaisquer problemas que possam surgir.
Conhecer sua agenda, juntamente com o tipo de compromissos agendados, é uma ótima estratégia de gerenciamento que pode te ajudar a se preparar para o que está por vir.
Reduzir os não comparecimentos
O não comparecimento e os cancelamentos de última hora podem representar um enorme risco para o seu salão.
Não só é uma decepção para a sua equipe – o que pode afetar o ambiente de trabalho – mas também afeta o seu cronograma e o potencial geral de atendimentos.
Para reduzir os números de não comparecimento, é comum que os proprietários de salão invistam em uma política de proteção.
Com o programa para salão de beleza certo, você pode solicitar informações de contato dos clientes antes de marcar um agendamento.
Embora essa opção não cubra o cartão de um cliente imediatamente, você pode optar por cobrar uma taxa se alguém perder um compromisso ou não cancelar por um período determinado – geralmente de 24 a 48 horas antes do horário.
Além de uma política básica de proteção, existem outras maneiras de diminuir a falta de não comparecimento para o seu salão de beleza.
A promoção da pré-agendamento na agenda online do seu salão é uma ótima maneira de estabelecer lealdade e criar consistência para seus clientes.
Se eles estão acostumados a frequentar o estabelecimento uma vez por mês em uma data específica, começam a fazer parte de sua rotina e são muito menos propensos a cancelar.
Você pode fazer isso oferecendo remarcar os horários enquanto os clientes estão pagando, ou enviando um SMS logo após o serviço.
Como proprietário de um salão de beleza, é importante perceber que esquecer os compromissos ou esquecer-se de cancelar pode ser um erro honesto.
No entanto, você nunca pode deixar de lado o impacto negativo deles em seu negócio.
Independentemente de você implementar uma política de avisos ou usar um recurso de pré-pagamento, sempre faça questão de acompanhar os motivos dos clientes não comparecerem. Isso facilita na para descobrir formas de evitar o mesmo problema no futuro.
Implemente métodos de lembrete para o cliente
Criar um fluxo de comunicação claro com seus clientes pode ajudar a manter seu salão de acordo com o cronograma.
Embora possa parecer entediante, um lembrete de compromisso amigável pode diminuir significativamente os horários perdidos, bem como criar um relacionamento com seu cliente.
Ao configurar um lembrete de texto ou ligar para cada um individualmente, você pode confirmar os detalhes de seus serviços e discutir brevemente qualquer assunto pessoal.
Mensagens ou chamadas personalizadas são uma ótima maneira de estabelecer vínculo e entender melhor seus clientes.
De fato, muitos proprietários e gerentes mantêm anotações sobre cada cliente.
Assim é possível ter uma melhor comunicação durante o atendimento, por exemplo.
É importante checar o comparecimento com vários dias de antecedência.
Dessa forma você pode se preparar melhor para as alterações e otimizar o cronograma do seu salão.
Mantenha as informações do seu cliente atualizadas
Manter registros precisos e atualizados de seus clientes serve para alguns propósitos.
A melhor maneira de fazer isso é encontrar um sistema que permita criar perfis de clientes com suas informações de contato e anotações.
Uma vantagem óbvia de ter informações atualizadas é poder entrar em contato com os clientes rapidamente.
Dessa forma, fica mais fácil caso você precise reagendar o compromisso ou se tiver outras dúvidas.
Com um cadastro de clientes, você mantem um histórico sobre serviços anteriores, o que ajuda quando eles retornarem.
Dependendo da plataforma que você escolher, o diretório do cliente poderá até mesmo armazenar informações de pagamento para clientes regulares.
Isso faz com que todo o processo seja eficiente.
Mais lucro e melhor experiência para o cliente
Embora o seu objetivo como proprietário de um salão de beleza seja construir uma sólida base de retorno de clientes, uma agenda online no seu salão de beleza é uma grande oportunidade.
Além disso, eles podem compensar as deficiências na programação do seu salão.
No final do dia, os assentos vazios significam uma perda de receita para o seu negócio.
Mas é aí que os compromissos podem entrar.
Dito isto, quando um novo cliente entra em seu salão e permanece em um tempo de espera de duas horas, você pode apostar que ele não voltará.
Então, como você pode gerar mais oportunidades de lucros e criar uma melhor experiência para o cliente?
Analisando o sistema de relatórios do seu salão. Assim, você pode avaliar as horas ocupadas e fazer com que alguns de seus funcionários bloqueiem certos horários para dedicar-se tipos de trabalho específicos. Bem como o atendimento de clientes que podem ser liberados rapidamente – como um corte de cabelo masculino, por exemplo – para que você possa aproveitar ao máximo o tempo.
Torne-se mais eficiente com seus serviços
O tempo em que o cliente permanece sentado em seu estabelecimento depende do serviço solicitado.
Embora você possa não conseguir controlar o último, é crucial que seus funcionários se movimentem com rapidez e eficiência.
Primeiro, quando você decide sobre os serviços a oferecer, seja específico e dê ao cliente muitas opções no programa de agendamento online de salões.
Quanto mais específico você for, mais fácil é planejar um cronograma para o seu estabelecimento.
Por exemplo, dê ao seu cliente três opções de corte de cabelo: curto, médio e longo.
Diferencie um destaque parcial versus completo.
Para tinturas também é interessante oferecer uma cartela de cores.
Todas essas pequenas variações podem ajudá-lo a determinar a quantidade de tempo que um cliente ficará em uma cadeira em atendimento.
Também é importante avaliar os tempos de processamento de determinados serviços.
Você deve pensar em quanto tempo um serviço leva para ser feito e se ele pode ser transformado em uma oportunidade.
Alguns cabeleireiros experientes podem fazer um corte de cabelo durante o tempo de atendimento de outro cliente.
Isso, no entanto, só deve ser implementado quando você tiver um agendamento online que funcione bem para tornar seus trabalhos mais eficientes.
O treinamento contínuo também pode ajudar os funcionários a melhorar suas habilidades.
Dessa forma, acelera o tempo que os clientes passam na cadeira.
O segredo para o sucesso do seu salão de beleza é ter clientes fiéis e felizes.
Então, mantenha-os no topo da lista ao criar seus horários.
Ultrapassar limites da agenda leva o estabelecimento a ter funcionários cansados e clientes irritados.
Por isso aprenda a criar um cronograma otimizado que funcione para todos.
Viu como são inúmeros os benefícios que uma agenda online traz para o seu salão de beleza?
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