Todos sabemos que as crianças podem ficar desconfortáveis na hora de fazer um corte de cabelo. Aí é que entra o salão de beleza infantil. Um ambiente especialmente pensado para o bem-estar dos pequenos, visando melhorar a experiência deles na hora do corte.
Além disso, não é segredo para ninguém que as crianças exercem uma forte influência no comportamento de consumo dos seus pais ou pessoas próximas. Nos últimos anos, houve um grande crescimento no número de salões que estão se especializando em cortes e serviços voltados às crianças.
Para se ter ideia, saiba que ao pesquisar no Google a palavra “salão de beleza infantil”, vão aparecer mais de 19 milhões de resultados. Ou seja, se há oferta, há demanda. Isso quer dizer que entrar para esse nicho de mercado pode dar muito certo.
Mas, antes de simplesmente designar seu negócio como um salão de beleza infantil, é preciso estar atento a algumas adequações para não afetar a saúde dos pequenos.
Pensando em te ajudar com este tema, a Belasis preparou este conteúdo para você com tudo que precisa saber para montar um salão de beleza infantil. Confira!
7 Dicas para montar um salão de beleza infantil
Por se tratar de um público mais sensível, é importante observarmos algumas particularidades em relação ao material e técnicas utilizadas, assim como o ambiente mais lúdico. Entenda, nos tópicos a seguir, algumas dicas fundamentais neste setor.
1) Produtos químicos
Um dos principais cuidados deste setor é os produtos que você irá utilizar em seu espaço. Isso porque alguns desses produtos podem conter compostos altamente perigosos para a saúde das crianças.
Assim, prefira utilizar somente produtos desenvolvidos especialmente para o público infantil, evitando produtos nocivos. Atualmente, existem uma infinidade de opções deste tipo. Além disso, existem procedimentos que não são adequados. Portanto, realize somente técnicas permitidas e seguras conforme a faixa etária de seu cliente.
2) Evite objetos perigosos
Tesouras, grampos e até mesmo aparelhos como chapinhas e secadores são considerados de risco. Na prática, todos eles precisam ser utilizados em um salão. No entanto, o cuidado com esses itens deve ser maior em um ambiente infantil, até mesmo na sua utilização, por conta da sensibilidade da pele e dos cabelos.
3) Fluxo de adultos
Outro ponto de atenção se trata do fluxo de pessoas pelo salão de beleza infantil. O ideal é reservar um espaço específico para que os pais aguardem o atendimento. Assim, as crianças que estão sendo atendidas não terão desvios de atenção.
Afinal, os profissionais sabem que atender crianças é mais difícil, já que mantê-las paradas é um desafio e alguns movimentos podem resultar em um erro de design ou em casos mais graves, até mesmo acidentes. Por isso, evite o fluxo de pessoas perto do espaço de atendimento.
4) Preparo profissional
Sem dúvidas, fazer este tipo de serviço exige um preparo especializado. Atender uma criança é diferente que atender uma pessoa adulta. Portanto, além de exigir mais calma, tranquilidade e muita paciência, ainda requer técnicas exclusivas.
Deste modo, prepare sua mão de obra. Existem cursos técnicos e especializados no atendimento do público infantil. Por exemplo, o SENAI, SENAC e SESI oferecem este tipo de especialização.
5) Infraestrutura
A estrutura de qualquer salão de beleza ou barbearia exige cuidados, mas quando nos referimos a um salão de beleza infantil é preciso organizar tudo com mais cautela.
Primeiramente, é necessário entender que você irá precisar montar um espaço para que as crianças possam interagir e se divertir. Nesse sentido, existem alguns itens interessantes para inserir nesse ambiente, como uma área de recreação e brinquedoteca.
Além disso, ter alguns games e algumas mesas de jogos também são atrativos para a criançada. Ah, não esqueça que os móveis precisam estar de acordo com a idade que você pretende atender e isso inclui um espaço de espera e os banheiros, por exemplo.
Como mencionado, não esqueça de um espaço reservado para os adultos, isto é, os pais e responsáveis pelos seus mini clientes. Eles também precisam se sentir confortáveis e aconchegados. Para isso, ofereça bebidas tradicionais de salões de beleza como café, água ou suco.
6) Decoração
O ambiente precisa ter uma decoração que agrade seu público. Pense em algo colorido, lúdico, com desenhos nas paredes, molduras engraçadas nos espelhos, estantes com livros infantis, tudo para distrair os clientes enquanto cortam o cabelo.
Outra dica é personalizar o ambiente com objetos interativos onde as crianças possam colar e descolar figuras, por exemplo. De preferência a cores animadas. Além disso, prefira pisos e paredes fáceis de lavar e antiderrapantes, para evitar acidentes.
7) Serviços que agregam valor
Uma maneira de agregar valor em seu estabelecimento, além de oferecer atendimento com ótima qualidade técnica, garantindo a satisfação de seus clientes, também ocorre por meio da oferta de outros tipos de serviços, por exemplo:
- Festas infantis;
- Pintura facial;
- Tatuagem temporária;
- Certificado de primeiro corte com mechinha de cabelo;
- Maquiagem artística para meninas.
Cuidados especiais com o seus pequenos clientes
Crianças são curiosas e querem saber de tudo que está acontecendo à sua volta. Assim, disponibilizar um cuidado específico pode agregar valor aos seus serviços e ser considerado um diferencial entre os pais. Nesse sentido, confira alguns pontos relevantes:
Cada criança tem um ritmo
Cada criança possui um ritmo e isso inclui menos paciência de aguardar sentado enquanto você realiza o serviço. Por esse e outros motivos, tome cuidado em dobro durante o atendimento.
Por isso, os cortes de cabelo infantis tendem a ser mais demorados que os adultos. Em bebês, a dica é evitar tocar em partes sensíveis, evitando que eles se assustem e se mexam bruscamente.
Use apenas produtos específicos
Já mencionamos, mas este ponto merece muita atenção. Afinal, os produtos precisam ser específicos para o público infantil. Deste modo, evite usar produtos com compostos químicos, evitando fazer mal a saúde dos pequenos.
Ao adquirir os produtos para seu salão, certifique-se que possuem fórmulas específicas para uso infantil. Também fique atento às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Fique atento à faixa etária de cada criança
Quando você abre um empreendimento voltado ao público infantil, é importante lembrar que cada fase da infância possui características diferentes. Assim, quanto menos a criança, por exemplo, maior deve ser o cuidado.
Certamente, depois de um tempo, seus clientes maiores vão querer ter autonomia para escolher seu tipo de corte ou penteado. Portanto, respeite o gosto dessa criança. Além disso, cadeiras personalizadas podem ser uma ótima aliada na hora de realizar seus serviços.
Por fim, agora que você já sabe como tratar seus clientes kids na hora de abrir seu negócio especializado, foquem em automatizar os agendamentos e a gestão do seu salão. Assim, você terá muito mais tempo para outras questões do empreendimento.
A Belasis oferece esses serviços especializados de agendamento online e gestão para empreendimentos da área da beleza. Você pode experimentar o sistema Belasis grátis por sete dias, clicando aqui.