A importância de ter uma recepcionista no seu salão de beleza

A primeira coisa a se pensar é: como ter uma recepcionista no meu salão de beleza vai me fazer ganhar mais dinheiro?

Bom, na verdade isso está muito mais perto da realidade do que você pode imaginar. Neste artigo vamos mostrar como transformar o custo da sua recepção em um centro de lucro.

Recepcionista? Para que?

Muitas vezes os proprietários de salões de beleza pensam nas recepcionistas como algo luxuoso. Algo que eles gostariam de pagar, mas parece não ser tão necessário assim. 

Sua recepcionista é uma pessoa assalariada, assim como o resto da sua equipe. Eles apenas fazem o dinheiro entrar no seu salão de maneiras menos óbvias e sutis.

Ah! Nesse artigo nós falamos sobre salão de beleza, mas todas essas idéias se aplicam a clínicas de estética, barbeiros e spas também 😉

Recrute a recepcionista certa para seu salão de beleza

Muitas recepcionistas pensam que seu papel será o tradicional “sorria e atenda”. Bom, se você contratar alguém com esse pensamento, possivelmente elas não gerem retorno financeiro para seu negócio. 

Desde o início, concentre-se em obter o tipo certo de pessoa. Você vai receber os currículos de acordo com o que vai anunciar na vaga, certo? 

Então deixe claro desde o início que o papel de quem assumir a recepção será a venda de serviços e produtos do seu salão de beleza. 

No seu anúncio e durante todo o processo de recrutamento siga essas dicas:

  • Diga aos candidatos exatamente o que o papel envolve para remover qualquer dúvida que eles possam ter;
  • Venda seu salão como uma empresa que oferece uma carreira;
  • Recrute a atitude e treine a habilidade.

Pense a recepção como parte estratégica

Vamos para as próximas etapas da nossa lista:

  • Primeiramente, é necessário entender as áreas em que a recepção pode gerar receita para o seu negócio.
  • Utilize sistemas e listas de verificação simples e eficazes
  • Treine suas recepcionistas.

 

Sua recepcionista está dando lucro para seu salão de beleza?

Dê uma olhada rápida em sua agenda. Conte por exemplo, quantos 15 minutos de espaços vazios entre os agendamentos você encontra. Agora, imagine que apenas quatro espaços de 15 minutos durante o dia equivalem a uma hora (60 minutos) de receitas que poderiam ter entrado no salão de beleza naquele dia. 

Acredite, essa é uma quantidade significativa de receita que sua empresa está perdendo. É só fazer as contas!

  • 1 hora perdida por dia x 6 dias por semana = 6 horas perdidas no salão por semana
  • 6 horas por semana x 52 semanas = 312 horas por ano (equivalente a 39 dias úteis)

Agora vamos calcular quanto dinheiro seu salão está perdendo nesses 39 dias…

Nessa uma hora, você pode fazer um tratamento de cabelo por, digamos, R$40. Logo: 

  • R$40 x 1 hora por dia = R$40 por rotatividade de salão extra por dia
  • R$40 x 6 dias por semana = R$240 por rotatividade extra por semana
  • R$240 x 52 semanas = R$12.480 em rotatividade que o salão poderia lucrar.

Ou seja, R$12.480,00 foram perdidos por ano – tudo por 15 minutos. Sendo assim, você precisa treinar a recepcionista do seu salão de beleza para cuidar e evitar estas dispendiosas lacunas de 15 minutos.

Se a sua recepcionista conseguir apenas reduzir essas lacunas irritantes de 15 minutos em 50% a cada mês, eles ainda terão tempo valioso para seus próprios compromissos e você pode preencher com clientes pagantes. Lucro extra sem custo adicional.

Pergunte a si mesmo: você pode não contratar uma recepcionista para seu salão de beleza?

Se sua equipe está frenética, em um dia corrido e atrasado, eles não serão incomodados para solicitar uma remarcação de um cliente. Mas uma recepcionista dedicada pode. É o trabalho deles. 

Sua taxa de clientes que não retornam cairá notavelmente e seu volume de negócios aumentará significativamente.

Afinal, a recepção também serve como atração de novos clientesSua recepcionista está em uma posição ideal para garantir que os clientes recomendem seu salão. As referências levam a mais novos clientes e mais dinheiro em seu caixa.

Na recepção é possível incentivar os clientes a fazer uma avaliação dos serviços prestados. O que outras pessoas estão dizendo? Sua recepcionista está perfeitamente posicionada para fazer isso. E ter um sistema que faça isso automaticamente pode ser muito útil.

 

Preencher as lacunas vazias do salão

Sabemos que existem época mais “tranquilas”, mas isso não significa que não é possível vender. Coloque a recepcionista do seu salão de beleza para trabalhar! Definir mensagens de WhatsAp, SMS e até mesmo das redes sociais. Com sistemas de marketing ativos fica muito mais fácil para que a recepção possa entrar em ação.

Lacunas e cancelamentos de última hora custam caro. Manter a entrada de caixa operando manualmente pode causar transtornos para sua recepção. Usando um software para seu salão de beleza, a recepcionista vai ter mais tempo para vender seus serviços, por exemplo e menos se preocupando com lançamentos manuais.

Uma recepção bem gerida não significa apenas ganhar dinheiro com seus serviços. Você também pode economizar. Por exemplo, o controle eficaz de estoque é uma maneira para sua recepcionista facilitar seu fluxo de caixa e construir fortes relacionamentos com seus fornecedores. 

Meça e monitore a recepção do seu salão

A última das etapas necessárias é:

  • Avalie o desempenho da sua recepcionista da mesma maneira que de outros membros da sua equipe. 

Muitos empresários parecem ter um ponto cego quando trata do desempenho de suas recepcionistas. Sim, existem mais áreas cinzentas e medições precisas podem ser mais complicadas. No entanto, muitas áreas podem ser rastreadas com um software para salão como o da Belasis, que registra vendas, comparecimentos, taxas de nova reservas ou desistências, novos clientes, agendamentos, etc.

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