O que considerar antes de definir os níveis de acesso da sua equipe ao sistema do seu negócio

A definição das permissões de acesso da sua equipe ao sistema de gestão e agendamento do pode ser um dos aspectos mais complicados do gerenciamento de salões de beleza e barbearias. O acesso aos bancos de dados do cliente pode ser um assunto delicado. Além disso, pode ser um desafio implementar o equilíbrio perfeito entre segurança e confiança. O acesso da equipe é, em última análise, uma escolha pessoal. 

No entanto, abaixo estão algumas coisas importantes a serem consideradas antes de decidir como as permissões de acesso de sua equipe devem ser estruturados.

Comece com a básico: Confiança

Como proprietário de uma empresa, o nível de confiança que você sente com sua equipe será a base que determina quanto acesso é concedido ao seu sistema de gestão.

Talvez todos os novos membros da equipe podem começar com permissões básicas ao sistema, como por exemplo agendar horários de atendimento e visualizar a sua própria agenda. Mas após a promoção, você pode conceder o direito de ver detalhes do cliente e relatórios do salão.

Embora muitas vezes seja um sentimento instintivo, existem várias maneiras de aumentar os níveis de confiança entre a gerência e a equipe. Alguns destes incluem:

  • Realizando reuniões regulares
  • Ouvir as demandas dos membros da equipe
  • Permitindo que sua equipe seja autônoma e responsável em seu trabalho

Uma forte cultura de confiança facilitará a decisão sobre uma estrutura sólida de acesso e também aliviará as preocupações que você possa ter em relação a determinadas situações, como por exemplo um membro da equipe divulgando informações com detalhes do cliente.

Transparência

A transparência costuma andar de mãos dadas com a confiança, e ambos são princípios essenciais a serem considerados ao decidir sobre as permissões de acesso da equipe. Decidir quão transparente você quer ser com sua equipe deve ser uma prioridade.

Alguns proprietários de salões de beleza e barbearias desejam que sua equipe aprenda tudo sobre o funcionamento interno da empresa. Nesse caso, permitir o acesso a relatórios financeiros, levantamentos de caixa e seções gerenciais do seu sistema pode ser considerado como uma vantagem.

Do contrário, se você se sentir desconfortável com a equipe que sabe muito sobre o seu salão, pode ser benéfico bloquear determinadas áreas de dados confidenciais do sistema.

Existem prós e contras em ser totalmente aberto ou totalmente secreto com sua equipe, mas o foco em quanto você confia nos membros da sua equipe permitirá que você tome as decisões corretas em relação à transparência.

Autonomia

Outra área importante de propriedade do salão a considerar é o quão autônomo você deseja que sua equipe seja. Capacitar seus profissionais a pensar como líderes pode ser extremamente benéfica para o crescimento pessoal e profissional. No entanto, isso também pode vir com dificuldades.

Para decidir quanta autonomia e acesso um membro da equipe deve ser concedido, fale com sua equipe individualmente, avalie que tipo de responsabilidade ele espera ter. Combine isso com a responsabilidade que você espera que um profissional tenha. Embora suas expectativas possam ser diferentes, considere os dois lados da moeda e chegue a um acordo. Dar mais responsabilidade à sua equipe pode ser extremamente gratificante para todos e não precisa custar sua privacidade ou autoridade.

Por exemplo, se você tem uma terapeuta de beleza excelente em palavras, talvez deva dar a ela um pouco mais de acesso do que o habitual ao seu módulo de marketing. Ou talvez você veja um grande potencial em sua recepcionista e queira que ela comece a extrair relatórios do salão. Não tenha medo de conversar com sua equipe e descobrir como suas habilidades podem beneficiar o salão ou barbearia. Além de aliviar sua própria carga de trabalho, oferecer trabalhos extras como esse para sua equipe gera um sentimento de responsabilidade e a chance de crescer profissionalmente.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, wesite

Tempo de serviço

Uma referência importante para definir os níveis de acesso da equipe ao seu sistema deve ser por quanto tempo eles estão com você e qual é o nível sênior de suas funções. Se um profissional for promovido e é colaborador do salão há anos, sua lealdade e confiança deverão ser devidamente recompensadas.

À medida que sua equipe progride em cada uma das negociações escolhidas, pode ser fácil esquecer as áreas de desenvolvimento que elas podem querer explorar. Tente não esquecer isso. À medida que sua equipe sobe na hierarquia, é importante permitir-lhes mais responsabilidade e acesso ao seu sistema.

Ao conceder aos funcionários seniores mais responsabilidade em lidar com partes financeiras e administrativas adicionais da empresa (como relatórios de salão, por exemplo), isso mostra que você aprecia e valoriza sua contribuição, beneficiando a todos a longo prazo.

Quem você contratar pode fazer ou quebrar seu negócio. 

Em suma

Embora a definição das permissões de acesso da equipe ao seu sistema seja, em última análise, uma escolha pessoal, é bom ter algumas diretrizes antes de definir as suas escolhas. Quando sua equipe sabe que você colocou um pensamento e um conhecimento genuínos para defini-los, eles tendem a aceitar e entender melhor suas decisões. 

Uma última coisa

Lembre-se de não ficar estressado demais em acertar na primeira vez. Os níveis de acesso da equipe são uma medida de segurança fluida que pode ser alterada a qualquer momento. Assim você consegue se alinhar às suas práticas comerciais.

Melhor dica! 

Se você ainda não utiliza um sistema de gestão, está perdendo tempo e dinheiro! Aproveite e faça uma avaliação gratuita e completa do sistema Belasis, é só clicar aqui.

Temos um infográfico gratuito e completo com 10 dicas para não perder tempo e dinheiro no seu negócio! Para baixar é só clicar aqui

Caso você já utilize nosso sistema e deseja alterar os níveis de acesso dos seus profissionais preparamos um vídeo explicando exatamente o que fazer.

Caso ainda precise de ajuda, envie um e-mail para meajuda@belasis.com.br ou nos chame no chat do sistema! Nossa equipe de atendimento vai ajudar você com muito prazer! 

Ah! Separamos ainda alguns links úteis para auxiliar na administração do seu salão de beleza

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza